Papa Francisco realiza visita de três dias à Romênia

Compartilhe

Vinte anos depois de João Paulo II, o Papa Francisco retorna à Romênia. O Santo Padre chegou a Bucareste nesta sexta-feira, 31. Além da capital do país, ele visitará outras cidades, como Bacau, Sumuleu-Ciuc, Iasi, Sibiu e Blaj, cada uma com sua própria história e cultura.

A Romênia é um país com maioria ortodoxa, onde os católicos somam cerca de 7% da população.

Bucareste é conhecida como a “pequena Paris”, por causa dos belos edifícios do centro em estilo “liberty” e “art nouveau”. Uma cidade vivaz que recebe Francisco. Nas largas avenidas arborizadas ao longo caminho que do aeroporto levou o Papa até o coração da capital, haviam bandeiras do Vaticano e da Romênia, e o povo que o aguardava.

No aeroporto, o Papa foi recebido pelo Presidente da Romênia, Klaus Werner Iohannis, de uma antiga família de saxões da Transilvânia, e sua esposa. Em seguida, participou da cerimônia de boas-vindas no complexo do Palácio Presidencial, e no Palácio Presidencial Cotroceni, fez uma visita de cortesia ao presidente e encontrou-se com a primeira-ministra da Romênia, Vasilica Viorica Dancila.

O ecumenismo será uma das características essenciais deste primeiro dia da viagem. Mais tarde o Papa se encontrará com o Patriarcado Ortodoxo Romeno, onde João Paulo II também esteve com Teoctistas.

Francisco será acolhido pelo Patriarca da Igreja Ortodoxa romena, Daniel, estimado teólogo, que também estudou em Estrasburgo e Friburgo. Em seguida, haverá o encontro com o Sínodo permanente, um dos mais altos órgãos de decisão da Igreja Ortodoxa romena.

Um momento importante, também para os fiéis, será a Oração do Pai Nosso na nova catedral ortodoxa, a Catedral da Salvação do Povo, inaugurada em novembro passado e ainda não concluída, com medidas imponentes e uma esplêndida iconóstase no seu interior.


Créditos: Vatican News

Leia Também Faleceu o pai do padre Ludgero Mafra Tempo de acolhida, proteção e promoção dos migrantes em Passo Fundo É 24 de junho: dia de São João Batista Papa Francisco anuncia o tema da JMJ 2022