Prefeitura promove formação para presidentes de bairro

Compartilhe
Ouvir, esclarecer, informar. Esses foram alguns dos objetivos de uma atividade de formação promovida pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo na tarde deste sábado para os presidentes das associações de bairro. Com apoio da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Umapaf), a equipe da secretaria pode explanar sobre a atenção básica em encontro realizado na Câmara de Vereadores.

“A atividade foi bem importante, porque conseguimos fazer uma conversa no sentido de mostrar as ações que estamos desenvolvendo para qualificar a atenção básica e também dando uma ideia mais clara de como deve funcionar e como funciona o SUS”, explica a secretária de Saúde, Carla Gonçalves. Na formação foi possível, por exemplo, demonstrar a importância de toda a equipe que atua na atenção básica, “que não é só pelo médico, mas pelos outros profissionais, o enfermeiro em especial, que é uma figura importante”, completa.

O momento também foi de esclarecimento de dúvidas e de recebimento de informações. “Além das dúvidas eles nos trouxeram percepções e informações importantes que podem nos ajudar a corrigir”, destaca a secretária.

“Essa formação com os presidentes foi muito importante no sentido de que eles agora vão poder orientar as pessoas, até mesmo quanto às restrições de atendimentos nas emergências dos hospitais, por exemplo. Agora eles sabem como funcionam os encaminhamentos”, salienta o presidente da Uampaf, Luiz Valendorf.

Além das explanações, o encontro teve um momento de dinâmica em que a equipe da secretaria lia frases com afirmações sobre determinada situação e eles erguiam placas para dizer se concordam que a situação acontecia ou não. Depois era aberto espaço para dizerem, a partir da afirmação lida, o porquê concordavam ou não e em seguida vinha o esclarecimento do que realmente era e como deveria funcionar.

“Nossa ideia agora é repetir estes encontros para aproximar a secretaria e a Prefeitura de Passo Fundo das associações e mostrar o que está sendo feito para fortalecer a atenção básica e qualificar os serviços”, projeta a secretária.

(Fotos: Glenda Vívian)

Leia Também Feira Ecológica de Passo Fundo precisa de estrutura Projeto Transformação em Arte recebe doações da Campanha Criança Pé Quente Sexta-feira de protesto contra a reforma da Previdência em Passo Fundo Meu Inverno Mais Quentinho com doações na Santo Antônio da Pedreira