Arquidiocese realiza Encontro de Estudantes da Escola Diaconal

Compartilhe
Um grupo de treze homens da Arquidiocese de Passo Fundo está participando das aulas da Escola Diaconal. A Escola Diaconal é assessorada pela Itepa Faculdades e participam estudantes da Arquidiocese de Passo Fundo e da Diocese de Erexim. As aulas acontecem no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erexim.

Os estudantes da Arquidiocese moram nos municípios de Guaporé, Serafina Corrêa, Casca, Tapejara, Carazinho, Tapera e Passo Fundo.

Nesse domingo, 2 de junho, os estudantes da Arquidiocese tiveram um Encontro, na Casa de Retiros em Passo Fundo. O encontro foi assessorado pelo Arcebispo Metropolitano Dom Rodolfo Luís Weber e pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral Pe. Ivanir Antonio Rampon. Demonstrando o apoio dos presbíteros, esteve presente o Pe. Luís Signor, integrante da Equipe Arquidiocesana para o Diaconato Permanente e membro da Coordenação da Pastoral Presbiteral.

Fez parte da programação do encontro uma apresentação na qual os estudantes falaram sobre a sua família e a sua participação e serviço na Igreja. Em seguida, houve uma bonita experiência de Leitura Orante da Bíblia a partir do texto de Atos dos Apóstolos (6,1-6), momento em que se refletiu sobre o surgimento do ministério diaconal e sua relevância para o momento eclesial e social que vivemos.

No terceiro momento do encontro, foi retomada a história do Projeto Diaconal na Arquidiocese, merecendo destaque a reflexão sobre os critérios de escolha para o ministério. Após, iniciou-se um estudo das Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil: Formação, Vida e Ministério. O estudo do Documento nº 96 da CNBB, terá continuidade nos próximos encontros. Por fim, o grupo participou da Santa Missa da Ascensão do Senhor.

Os estudantes da Escola diaconal estão em fase de discernimento vocacional. Mais adiante, os que desejarem poderão solicitar a admissão à ordem sacra. Se esta for aceita, então seguem outros passos do processo como a solicitação ao ministério de Leitor, ao ministério de Acólito e, por fim, ao ministério do Diaconato Permanente.
O Diácono Permanente recebe o Sacramento da Ordem e, por isso, faz parte do Clero da Igreja.


Leia Também Luiz Antônio Dalmagro apresenta metas para presidência dos Vicentinos Romaria em Honra ao Divino Pai Eterno reuniu multidão em Sarandi Paróquias da região começam a participar da novena de Nossa Senhora Aparecida Evangelizando: Passo Fundo será sede do Encontro de Casais de Núcleo