Semana do Meio Ambiente começa em Passo Fundo

Compartilhe


No mês dedicado ao meio ambiente, o município tem uma programação cheia de ações socioambientais comemorativas. A agenda coletiva, em parceria com diversas entidades, tem a maioria das atividades nesta semana, mas todo o mês de junho conta com atrações. O tema deste ano é “Combata a Poluição do Ar”

Terão oficinas, exposições, palestras, atividades com as escolas, contação de histórias e plantio de árvores. Além disso, quem precisa fazer o descarte correto de resíduos pode aproveitar a Campanha de Coleta de Resíduos que vai até o dia 30 de junho na Secretaria de Meio Ambiente, com a coleta de eletrônicos e óleo de cozinha. Também vai ter Ecoponto no Passo Fundo Shopping. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento mundial liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente que acontece todos os anos, no dia 5 de junho. Em Passo Fundo, acontecem três principais atividades neste dia: Desafio do Lixo na escola Daniel Dipp, às 8h; plantio do programa Uma Criança, uma Árvore na escola Helena Salton, às 11h; e um ato de mobilização geral que marca o dia no Passo Fundo Shopping, às 16h30, em frente a loja Pernambucanas.

A data
O Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado para chamar atenção da sociedade global e dos governos e empresários, sobre a problemática ambiental e sobre a necessidade de conscientização para a construção de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável, protegendo, conservando e recuperando a nossa biodiversidade. 

O tema “Combata a Poluição do Ar” foi escolhido porque, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo. A poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano; e a poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030. 

(Foto: Divulgação)

Leia Também GESP preocupado com morte de peixes no Rio Passo Fundo Dez mulheres foram mortas em janeiro de 2020 no RS Motorista viajou mais de 600 km com jiboia no motor Prefeitura: novo veículo irá ajudar na fiscalização e licenciamento ambiental do município