Dia Mundial do Meio Ambiente

Postado por: Manoela Cielo

Compartilhe

Dia 05 de junho ocorre à celebração do dia mundial do Meio Ambiente, Instituído em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o evento que ocorre no mundo todo, tem como objetivo a reflexão sobre a importância de desenvolver ações sustentáveis, preservando o ambiente, buscando qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.

Esse ano o tema relacionado à data é o Combate a Poluição do Ar, problema que afeta diretamente o meio ambiente como a saúde da população. Segundo a ONU, nove em cada dez pessoas em todo o mundo respiram ar poluído. As emissões nocivas são responsáveis por uma em cada nove mortes em nível global e por sete milhões de mortes prematuras por ano. Só no continente americano, mais de 300.000 pessoas morrem anualmente devido à má qualidade do ar. Alguns poluentes atmosféricos também estão diretamente relacionados ao aquecimento global, contribuindo para o desenrolar de uma crise climática.

Existem diferentes tipos de poluição do ar, com origem da agricultura, poluição doméstica, indústria, transporte, lixo e outros processos naturais, como atividades vulcânicas.

O momento é de refletir, debater, orientar e buscar ações de melhorias continua sobre o tema proposto pela ONU. Para isso, é fundamental o envolvimento da população, buscando participar de ações e campanhas ambientais desenvolvidas pelo seu município e uma ação individual com impacto positivo global é através do descarte correto de resíduos. Aproveite o dia fazendo a sua parte!

Leia Também Festa da partilha Granja modelo Empresa de turismo obtém isenção de ISS Viver em comunidade