HC e Hemopasso realizam ‘Dia D’ para doação de sangue nesta sexta-feira

Compartilhe


Os meses de frio caracterizam-se também pela redução do número de doações de sangue, o que consequentemente afeta o estoque dos hemocentros, responsáveis por atender as demandas por transfusões sanguíneas, que se mantém necessárias durante todo o ano. 

A ocorrência de resfriados e gripes são os principais impedimentos temporários para a doação sanguínea nesta época de frio. Por isso, a campanha Junho Vermelho pretende incentivar a população a manter a regularidade nas doações, mesmo no inverno. 


O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo e o Hemopasso promovem na sexta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, uma nova edição do Dia D de Solidariedade. Nesta data, a Unidade Móvel do Hemopasso estará no Hospital de Clínicas e receberá os doadores a partir das 09h até às 12h30 e das 13h30 às 17h.

 

Como doar

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, ter idade entre 16 e 60 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal. Dormir ao menos seis horas antes da doação também é essencial, assim como não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. É necessária a apresentação de documento oficial de identificação com foto. 


Nos casos de resfriados ou gripes, é necessário aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação de sangue. Mulheres grávidas ou em período de amamentação não podem realizar a doação, assim como pessoas que fizeram tatuagens ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses. 


Para a segurança do doador e do receptor, os candidatos passarão por uma avaliação clínica com a equipe multiprofissional do Hemopasso e do Hospital de Clínicas, através de uma entrevista individual e sigilosa onde serão avaliados os antecedentes e o estado atual de saúde do doador. Durante a doação são coletados aproximadamente 450ml de sangue e amostras para a realização dos testes laboratoriais.


Foto: Natieli Batistela (HC)


Leia Também Escola HC anuncia inscrições permanentes para novas turmas Hospital São Vicente comemora 101 anos com nova logomarca Médica esclarece sobre período de jejum antes da doação de sangue Pediatras pedem fim da exigência do Teste da Linguinha