HC e Hemopasso realizam ‘Dia D’ para doação de sangue nesta sexta-feira

Compartilhe


Os meses de frio caracterizam-se também pela redução do número de doações de sangue, o que consequentemente afeta o estoque dos hemocentros, responsáveis por atender as demandas por transfusões sanguíneas, que se mantém necessárias durante todo o ano. 

A ocorrência de resfriados e gripes são os principais impedimentos temporários para a doação sanguínea nesta época de frio. Por isso, a campanha Junho Vermelho pretende incentivar a população a manter a regularidade nas doações, mesmo no inverno. 


O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo e o Hemopasso promovem na sexta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, uma nova edição do Dia D de Solidariedade. Nesta data, a Unidade Móvel do Hemopasso estará no Hospital de Clínicas e receberá os doadores a partir das 09h até às 12h30 e das 13h30 às 17h.

 

Como doar

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, ter idade entre 16 e 60 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal. Dormir ao menos seis horas antes da doação também é essencial, assim como não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. É necessária a apresentação de documento oficial de identificação com foto. 


Nos casos de resfriados ou gripes, é necessário aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação de sangue. Mulheres grávidas ou em período de amamentação não podem realizar a doação, assim como pessoas que fizeram tatuagens ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses. 


Para a segurança do doador e do receptor, os candidatos passarão por uma avaliação clínica com a equipe multiprofissional do Hemopasso e do Hospital de Clínicas, através de uma entrevista individual e sigilosa onde serão avaliados os antecedentes e o estado atual de saúde do doador. Durante a doação são coletados aproximadamente 450ml de sangue e amostras para a realização dos testes laboratoriais.


Foto: Natieli Batistela (HC)


Leia Também Hospital Municipal: com avanço das obras na entrada principal, comunidade deve usar acessos alternativos Prefeitura chama novos médicos para atuar no Hospital Municipal HSVP: Unidade Uruguai recebe premiação da 3M do Brasil HSVP participa da 2ª Mateada da Leão XIII