Merendeiras da rede municipal têm semana de formação

Compartilhe
Com a função de cuidar diariamente da alimentação dos alunos, as merendeiras desempenham um papel fundamental na rotina escolar. Dando seguimento à capacitação proposta no município, em busca de integrar e atualizar conhecimentos, aconteceu nesta quarta-feira (12) o 2º Encontro de Capacitação das Cozinheiras/Merendeiras das Escolas Municipais. 

Com organização da Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação, elas foram recebidas no Laboratório de Técnica e Dietética do Instituto de Ciência Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF). Um novo encontro da formação também acontecerá na próxima sexta-feira, dia 14 de junho, no mesmo local. 

Segundo a coordenadora municipal de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Kely Szymanski, a capacitação “tem o objetivo de qualificar as atividades de alimentação e nutrição dentro do ambiente escolar, garantindo um alimento de qualidade para os alunos, além disso, a cada novo encontro trazemos temas inovadores para as cozinheiras e merendeiras”, destaca.

Os encontros vem ocorrendo desde 2014 e tem como objetivo aproximar os profissionais da área da alimentação escolar dos conhecimentos sobre alimentos, técnicas culinárias, nutrientes, formas de preparo dos alimentos e sua higiene. A iniciativa também conta com momentos de inclusão e participação das cozinheiras da rede estadual, filantrópica e de assistência social.

A capacitação tem apoio dos seguintes parceiros: curso de Nutrição da UPF, Emater Municipal e Regional, Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Conselho de Segurança Alimentar (COMSEA) e 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Concurso culinário
No segundo semestre terá o concurso Troféu Merenda Chef 2019, que tem o objetivo de incentivar e divulgar a elaboração de receitas culinárias saudáveis, nutritivas e saborosas da alimentação escolar.

(Fotos: João Henrique Pazuch)

Leia Também Vereador Patric solicita à Justiça a devolução imediata de área da Manitowoc Professores e pais se confundem com local de reabilitação de detentos e pensam ser na Escola do Hoje Obra de alargamento da rua Alceu Laus está sendo concluída BSBIOS divulga nota sobre princípio de incêndio