Ação no Dia Mundial do Doador mobiliza comunidade para doação de sangue no HC

Compartilhe

 O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo e Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso promoveram nesta sexta-feira (14), uma ação que mobilizou a comunidade para doação de sangue. O dia 14 de junho também é lembrado como Dia Mundial do Doador de Sangue e, juntamente com a campanha Junho Vermelho, alerta para a necessidade da doação de sangue mesmo na época de frio, período em que o número de doações diminui.

 A estudante Júlia Dutra Dal Maso completou 18 anos em março deste ano e aproveitou a oportunidade para fazer sua primeira doação. Ela contou que se inspira no exemplo da mãe, que é doadora assídua. “Eu sabia que minha mãe doava e sei que tem gente que precisa, então eu pensei que eu poderia vir doar, mas não para uma pessoa específica, pode ser para várias pessoas. Penso como se fosse um gesto nobre, não de tirar uma coisa da gente, mas o que sobra.” relata.

A auxiliar de faturamento Cladi Floss já doou outras vezes e procura realizar a doação sempre que possível. “Espero que eu possa ajudar outras vidas, assim como me faz bem também poder ajudar. Assim como no dia em que eu precisar, ou um familiar meu, eu gostaria que as pessoas ajudassem, então eu faço a minha parte.” explica.

Uma doação de sangue faz diferença na vida de quem precisa. Uma bolsa de sangue é dividida outros três componentes: plasma, glóbulos vermelhos e plaquetas, com durabilidade de armazenamento de 1 ano, 35 dias e 5 dias respectivamente.


Créditos: Divulgação HC

Leia Também Setembro Amarelo: professora da Psicologia da Anhanguera destaca a importância de cuidar da saúde mental Hospital Municipal com inscrições para processo seletivo para contratação de médicos Casos de sarampo confirmados no Rio Grande do Sul Novo aparelho vai possibilitar diagnóstico de cargas virais em até 2h