Economista destaca a importância do Plano Real, que completa 25 anos

Compartilhe
Há exatos 25 anos, em 1° de julho de 1994, o Plano Real tornou-se um marco para tirar o Brasil da hiperinflação, libertando a população do pesadelo de ver os preços de todos os produtos aumentando absurdamente a cada dia. 

O Plano Real foi marcado pelo controle de gastos do governo e limitou o poder dos políticos.  

O plano foi muito mais do que a troca do dinheiro em circulação. Foi um processo de estabilização econômica que começou em 1993.  A inflação acumulada nos 12 meses, de julho de 1993 até junho de 94, se aproximava de 5 mil por cento. No fim daquele ano, a inflação oficial estava em 916% e caiu para 22% em 1995.

O assunto foi tratado no programa Comando Popular, da Rádio Planalto News (FM 92.1).  O apresentador Cristian Queiroz conversou com a economista Cleide Moretto, que também é professora da Universidade de Passo Fundo.



ACOMPANHE A ENTREVISTA (áudio)

Leia Também Cerca de 30 mil refeições são servidas diariamente nas escolas municipais de Passo Fundo Governo anuncia privatização dos Correios Sequestrador do Rio de Janeiro era viciado em internet Salário mínimo na Venezuela equivale a menos de R$ 12 e atinge o valor mais baixo da história