Economista destaca a importância do Plano Real, que completa 25 anos

Compartilhe
Há exatos 25 anos, em 1° de julho de 1994, o Plano Real tornou-se um marco para tirar o Brasil da hiperinflação, libertando a população do pesadelo de ver os preços de todos os produtos aumentando absurdamente a cada dia. 

O Plano Real foi marcado pelo controle de gastos do governo e limitou o poder dos políticos.  

O plano foi muito mais do que a troca do dinheiro em circulação. Foi um processo de estabilização econômica que começou em 1993.  A inflação acumulada nos 12 meses, de julho de 1993 até junho de 94, se aproximava de 5 mil por cento. No fim daquele ano, a inflação oficial estava em 916% e caiu para 22% em 1995.

O assunto foi tratado no programa Comando Popular, da Rádio Planalto News (FM 92.1).  O apresentador Cristian Queiroz conversou com a economista Cleide Moretto, que também é professora da Universidade de Passo Fundo.



ACOMPANHE A ENTREVISTA (áudio)

Leia Também Ricardo Salles diz que “COP-25 não deu em nada” Liberados mais de 1,4 mil alvarás de ações trabalhistas contra a Semeato Campanha busca arrecadar recursos ao Conselho Municipal do Idoso Procuradora de Passo Fundo integra a nova diretoria da Apergs