Amigos e fãs se despedem do músico João Gilberto

Compartilhe

O corpo de João Gilberto começou a ser velado na manhã desta segunda-feira (8), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O corpo do músico, criador da Bossa Nova, será enterrado às 16h, no cemitério Parque da Colina, em Niterói.

Inicialmente, a cerimônia foi aberta apenas para familiares e amigos do músico, sendo depois oportunizada a despedida para os fãs.

PAI DA BOSSA NOVA: João Gilberto Prado Pereira de Oliveira concluiu em 1961 a trilogia de álbuns fundamentais que apresentaram a bossa nova ao mundo: "Chega de saudade" (1959), "O amor, o sorriso e a flor" (1960) e "João Gilberto" de 1961.

O álbum que marcou o início do gênero em 1959, "Chega de saudade", traz a música de mesmo nome composta por Tom Jobim (1927-1994) e Vinicius de Moraes (1913-1980).

A canção havia sido apresentada em um LP em abril de 1958 por Elizeth Cardoso (1920-1990), mas a versão mais conhecida, com a voz de João, foi lançada em agosto do mesmo ano. No auge do sucesso, a Rádio Planalto iniciou a sua trajetória em 1969, dando grande destaque para as músicas de João Gilberto e integrantes da geração da Bossa Nova.

Leia Também Alexandra Ferreira receberá faixa de Musa do Carnaval Dhesyre Meira é eleita Rainha Plus Size do Carnaval Premiados os vencedores do Prêmio Funcultura de Passo Fundo Kamilly Cicarelly: Musa da Diversidade acredita no crescimento do carnaval passo-fundense