Moradores flagram onça-parda no interior de Espumoso

Compartilhe

Uma onça-parda foi fotografada e filmada na tarde do último sábado, 06, na comunidade do Arroio da Prata, interior de Espumoso.  O registro foi feito após moradores locais informarem ter avistado o animal, nas árvores daquela região. 

onça-parda (Puma concolor) é conhecida também como puma e suçuarana e está na lista oficial das espécies ameaçadas. Assim como os demais predadores do topo de cadeia, a onça parda ou é afetada pela falta de alimentos provocada pela caça indiscriminada de suas presas.

O animal estava distante cerca de 150 metros da residência da família Míssio, no topo da árvore a onça parecia assustada e segundo os moradores, fugiu minutos depois do registro.

A espécie habita praticamente todo o território nacional. Adapta-se até a ambientes mais impactados pela ação humana, como plantações – canaviais, pela presença de ratos, são áreas atraentes.

Mas o felino tem medo do homem, e os casos de ataques a humanos são raros. As pardas têm porte menor do que a temida onça-pintada, essa, sim, robusta o suficiente para “encarar” humanos – a pintada pode medir até 2,10 m de comprimento e pesa 150 kg, quase duas vezes maior que a parda.

(Créditos: repórter Jonatan Palla / Portal ClicEspumoso)






Leia Também Policiais militares salvam bebê de 1 ano e 10 meses que estava engasgado Missa em ação de graças pelos 50 anos do padre Darci Treviso é neste domingo em Sertão Índios fazem bloqueio na BR-285 em Mato Castelhano Rádio Planalto e padre Darci Treviso foram homenageados por vereadores de Sertão