Hospital de Clínicas promove simpósio sobre a abordagem multiprofissional no tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Compartilhe

O Serviço de Fonoaudiologia do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo promoveu nesta sexta-feira (19) um simpósio multiprofissional sobre o tratamento e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço. O evento integrou a programação da campanha Julho Verde, realizada nacionalmente visando a difusão de informações a nível científico e social sobre a doença. 


            O 1º Simpósio Multiprofissional de Cabeça e Pescoço do HC teve a participação de profissionais e acadêmicos de todas as áreas da saúde envolvidos no diagnóstico e reabilitação dos pacientes acometidos pela doença. “Sabe-se hoje que a integração do paciente com a equipe multidisciplinar é de grande importância para a qualidade do atendimento prestado, cada área com suas especificidades, mas que também consegue visualizar as necessidades das demais, realizando encontros, debatendo os casos, buscando soluções e atuando em conjunto com um único objetivo: reestabelecer a saúde para que o paciente possa retornar as suas rotinas da vida diária com qualidade.” salientou a fonoaudióloga do HC, Analice Calegari Lusa. 


            O evento contou ainda com a apresentação do Coral Grandes Guerreiros do Oeste, de Chapecó/SC. O coral é composto por pacientes laringectomizados do Hospital Regional do Oeste de Chapecó. A fonoaudióloga Luciara Giacobe coordena o grupo de pacientes Grandes Guerreiros do Oeste (GGO), iniciativa que possibilitou a união do coral. “Eu vejo tanto no Grupo quanto no Coral um meio de os pacientes retornarem a ter autoestima, porque o paciente laringectomizado perde a voz e no momento em que ele volta a falar, e pode voltar a cantar também, eu acho que esta é uma forma de trazer de novo a vida a estes pacientes.” pontuou.


Leia Também Rede de saúde em Passo Fundo realiza encontro sobre práticas integrativas e complementares Duas mortes confirmadas no ano pela Gripe H1N1 em Passo Fundo Centro de Oncologia HC promove atualização sobre o tratamento do câncer de ovário Centro de Diagnóstico do Hospital Municipal estará fechado na sexta-feira