Hospital de Clínicas promove simpósio sobre a abordagem multiprofissional no tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Compartilhe

O Serviço de Fonoaudiologia do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo promoveu nesta sexta-feira (19) um simpósio multiprofissional sobre o tratamento e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço. O evento integrou a programação da campanha Julho Verde, realizada nacionalmente visando a difusão de informações a nível científico e social sobre a doença. 


            O 1º Simpósio Multiprofissional de Cabeça e Pescoço do HC teve a participação de profissionais e acadêmicos de todas as áreas da saúde envolvidos no diagnóstico e reabilitação dos pacientes acometidos pela doença. “Sabe-se hoje que a integração do paciente com a equipe multidisciplinar é de grande importância para a qualidade do atendimento prestado, cada área com suas especificidades, mas que também consegue visualizar as necessidades das demais, realizando encontros, debatendo os casos, buscando soluções e atuando em conjunto com um único objetivo: reestabelecer a saúde para que o paciente possa retornar as suas rotinas da vida diária com qualidade.” salientou a fonoaudióloga do HC, Analice Calegari Lusa. 


            O evento contou ainda com a apresentação do Coral Grandes Guerreiros do Oeste, de Chapecó/SC. O coral é composto por pacientes laringectomizados do Hospital Regional do Oeste de Chapecó. A fonoaudióloga Luciara Giacobe coordena o grupo de pacientes Grandes Guerreiros do Oeste (GGO), iniciativa que possibilitou a união do coral. “Eu vejo tanto no Grupo quanto no Coral um meio de os pacientes retornarem a ter autoestima, porque o paciente laringectomizado perde a voz e no momento em que ele volta a falar, e pode voltar a cantar também, eu acho que esta é uma forma de trazer de novo a vida a estes pacientes.” pontuou.


Leia Também Inscrições para o Curso Técnico de Enfermagem do HSVP vão até o dia 13 Ação de prevenção de Câncer de Pele realiza mais de 300 atendimentos Prefeitura de Passo Fundo chama concursados na área de saúde Especialização em Audiologia da UPF recebe inscrições