Abre nesta terça a exposição de resgate da importância da Gare

Compartilhe

A exposição “Passo Fundo em tinta e papel” será inaugurada neste dia 13 de agosto, na Galeria Estação da Arte, localizada junto à Gare. Organizada pelo Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), a exposição apresenta aquarelas produzidas pelo arquiteto e professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Luiz Carlos Barbieux Oliveira. A maioria delas representa a própria Gare. “É um local histórico de Passo Fundo. Foi o que alavancou o desenvolvimento na época”, explica Oliveira.

O arquiteto começou a produzir os desenhos como um passatempo e hoje conta com mais de cinquenta reproduções. Elas são baseadas em fotografias antigas e na observação do artista. “Tem umas dos tempos atuais e outras mais antigas, de lugares que não existem, como eram os ambientes antigos”, conta o professor. Essa é sua segunda exposição em parceria com o IHPF e seu objetivo é continuar divulgando os desenhos. “Isso é importante para a cidade, essa parte da memória arquitetônica, como surgiu e como que era, isso é interessante”, afirma.

A atividade é a primeira exposição externa recebida pela Galeria Estação da Arte, inaugurada em julho. Ela é resultado de uma parceria estabelecida entre o curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF, a Setorial de Patrimônio Material, Imaterial, Arquitetura e Urbanismo, a Secretaria de Cultura de Passo Fundo, o artista e o IHPF.

 

Instituto Histórico de Passo Fundo

O Instituto Histórico de Passo Fundo é uma entidade sem fins lucrativos. Seu objetivo é de estimular, auxiliar e propor medidas que assegurem os estudos históricos. O Instituto também coleta documentos e acervos, tornando-os acessíveis à comunidade passo-fundense. Atualmente, a entidade conta com mais de 15 mil páginas de documentação em seu acervo, localizado desde 2017 em sua sede definitiva, nomeada Dr. Carlos e Celina Madalosso. O IHPF é formado por interessados na história local e regional e completou 65 anos em 2019.

 

Serviço

A inauguração da exposição será no dia 13 de agosto a partir das 18h30, na Galeria Estação da Arte, localizada junto à Gare - Estação Gastronômica. O desenhista  Luiz Carlos Barbieux Oliveira estará presente no evento e contará detalhes sobre as obras. A exposição seguirá até o dia 30 de agosto.



Créditos: Divulgaçao IHPF

Leia Também De autoria do vereador João dos Santos, Passo Fundo terá Semana da Música Gaúcha Terceira edição do Mamaço Bem Acolher acontece neste sábado Rádio Planalto FM presente na geração da Chama Crioula! CREJUTI Bem Viver representará o Brasil em festival internacional