Agora é lei em Passo Fundo: mulheres poderão desembarcar fora das paradas de ônibus à noite

Compartilhe

O Grande Expediente desta quarta-feira (14), na Câmara de Vereadores, foi realizado pelo vereador Ronaldo Rosa (SD). Ele usou o espaço para divulgar algumas ações importantes de seu mandato. Entre os projetos destacados, o parlamentar citou o Projeto de Lei, de sua autoria, que permite o desembarque, fora dos locais tradicionais das paradas dos ônibus do transporte coletivo municipal, para proporcionar mais segurança às mulheres.

Segundo Ronaldo, a proposta, que ainda aguarda sanção do Executivo, tem intenção de reduzir a violência contra as mulheres.  “Este projeto permite que as mulheres que estudam ou trabalham à noite possam parar mais perto do seu destino”, explicou.  O parlamentar lembrou ainda que os ônibus não podem ser desviados do itinerário, mas podem parar em locais que facilitem o desembarque.

Ainda em relação ao transporte, o vereador comentou sobre a licitação da empresa fornecedora de ônibus para o transporte coletivo do município, que aconteceu na última segunda-feira. Duas empresas estão concorrendo, a Coleurb, que atualmente presta o serviço, ofertou o preço da passagem a R$ 3,97, enquanto a Stadtbus Transportes, de Santa Cruz do Sul, fez uma proposta com a tarifa de R$ 3,93. No entanto, ele frisou que ainda falta a realização da análise das planilhas e também a resolução de questões que estão sendo levantadas na justiça pelas duas empresas.

Ronaldo dissertou sobre a área de lazer no loteamento Parque do Sol, uma solicitação do parlamentar. De acordo com ele, há mais de dois anos a comunidade reivindicava um local com praça para as crianças. “Eles conseguiram os brinquedos, consertaram e conseguiram finalizar este sonho daquela comunidade, eu fui até lá e me emocionei ao ver as crianças na pracinha”, afirmou.

O vereador também destacou o objetivo conquistado na Vila Fátima, que foi a construção de uma faixa elevada em frente à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Estrela da Manhã, localizada no bairro Dona Elisa. “Houve uma alteração no trânsito naquela região que desagradou a comunidade. De modo que nós solicitamos e pressionamos para a construção da elevada e também do passeio público. A união de todos é sempre decisiva para conquistarmos as melhorias”, salientou.

Ronaldo ainda parabenizou a Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Monteiro Lobato pelos 40 anos de fundação. “Uma escola que tem grande importância na vida profissional e emocional de muitos cidadãos passo-fundense”, colocou.  O parlamentar concluiu seu espaço fazendo uma avaliação de seu mandato nos primeiros seis meses do ano. “Acho que estamos executando um bom mandato para Passo Fundo, e estou convicto que farei ainda mais pela comunidade no próximo semestre”, declarou.


Leia Também Vereadores pedem parceria do estado em prol da segurança pública Única senadora de Mato Grosso afirma que 'mulher não gosta de política' Vereadores aprovam criação do Programa Farmácia Solidária em Passo Fundo Alex Necker encaminha moção contra privatização dos Correios