Agora é lei em Passo Fundo: mulheres poderão desembarcar fora das paradas de ônibus à noite

Compartilhe

O Grande Expediente desta quarta-feira (14), na Câmara de Vereadores, foi realizado pelo vereador Ronaldo Rosa (SD). Ele usou o espaço para divulgar algumas ações importantes de seu mandato. Entre os projetos destacados, o parlamentar citou o Projeto de Lei, de sua autoria, que permite o desembarque, fora dos locais tradicionais das paradas dos ônibus do transporte coletivo municipal, para proporcionar mais segurança às mulheres.

Segundo Ronaldo, a proposta, que ainda aguarda sanção do Executivo, tem intenção de reduzir a violência contra as mulheres.  “Este projeto permite que as mulheres que estudam ou trabalham à noite possam parar mais perto do seu destino”, explicou.  O parlamentar lembrou ainda que os ônibus não podem ser desviados do itinerário, mas podem parar em locais que facilitem o desembarque.

Ainda em relação ao transporte, o vereador comentou sobre a licitação da empresa fornecedora de ônibus para o transporte coletivo do município, que aconteceu na última segunda-feira. Duas empresas estão concorrendo, a Coleurb, que atualmente presta o serviço, ofertou o preço da passagem a R$ 3,97, enquanto a Stadtbus Transportes, de Santa Cruz do Sul, fez uma proposta com a tarifa de R$ 3,93. No entanto, ele frisou que ainda falta a realização da análise das planilhas e também a resolução de questões que estão sendo levantadas na justiça pelas duas empresas.

Ronaldo dissertou sobre a área de lazer no loteamento Parque do Sol, uma solicitação do parlamentar. De acordo com ele, há mais de dois anos a comunidade reivindicava um local com praça para as crianças. “Eles conseguiram os brinquedos, consertaram e conseguiram finalizar este sonho daquela comunidade, eu fui até lá e me emocionei ao ver as crianças na pracinha”, afirmou.

O vereador também destacou o objetivo conquistado na Vila Fátima, que foi a construção de uma faixa elevada em frente à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Estrela da Manhã, localizada no bairro Dona Elisa. “Houve uma alteração no trânsito naquela região que desagradou a comunidade. De modo que nós solicitamos e pressionamos para a construção da elevada e também do passeio público. A união de todos é sempre decisiva para conquistarmos as melhorias”, salientou.

Ronaldo ainda parabenizou a Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Monteiro Lobato pelos 40 anos de fundação. “Uma escola que tem grande importância na vida profissional e emocional de muitos cidadãos passo-fundense”, colocou.  O parlamentar concluiu seu espaço fazendo uma avaliação de seu mandato nos primeiros seis meses do ano. “Acho que estamos executando um bom mandato para Passo Fundo, e estou convicto que farei ainda mais pela comunidade no próximo semestre”, declarou.


Leia Também Câmara de Vereadores aprova desarquivamento de três matérias Rede, PSol e PT pedem cassação de Flávio Bolsonaro Câmara de Vereadores dá início ao período legislativo de 2020 e define comissões Vereador protocola projeto para reduzir alíquotas do IPTU em Passo Fundo