De autoria do vereador João dos Santos, Passo Fundo terá Semana da Música Gaúcha

Compartilhe

Após a aprovação na Câmara Municipal, foi publicado nesse dia 15 de agosto pelo Executivo, o projeto de lei de autoria do vereador João dos Santos (PSDB) e também do vereador Luiz Miguel Schaise (PDT), que institui a Semana da Música Gaúcha no município de Passo Fundo.

A comemoração irá ocorrer sempre na semana do dia 22 de novembro, podendo ser criadas honrarias e concursos culturais, com a intenção de incentivar, apoiar, descobrir, fomentar, reunir e premiar os músicos e talentos artísticos locais.

Foi escolhido como patrono da homenagem o nome de Antônio Martins, artisticamente conhecido como Rancho Velho. A semana instituída passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

Segundo João dos Santos, Rancho Velho foi um ícone do acordeon em Passo Fundo, fazendo de sua gaita sua profissão e executando as mais diversas músicas. O homenageado nasceu em 11 de dezembro de 1929 no município de Colorado. Em 1956 veio morar na capital do Planalto Médio e começou sua apresentação artística no programa Serenata no Galpão - da então extinta Rádio Passo Fundo, juntamente com outros artistas Ivo Paim, Marlene e Irai Varela, dentre outros músicos da época. 

Mais tarde formou dupla com o Serraninho, e, com a ajuda do conjunto Os Bertussi, conseguiram gravar seu primeiro disco de vinil conhecido também como 78 RPM no início do ano de 1959, pela gravadora Chantecler. Mais tarde, Rancho Velho conheceu o cantor e compositor Vitor Mateus Teixeira, "TEIXEIRINHA", e com ele participou de inúmeros shows por todo o Rio Grande do Sul.

Os arranjos das primeiras músicas de Teixeirinha - Gaúcho de Passo Fundo, Coração de Luto, Briga no Batizado e Xote Soledade foram feitas por Rancho Velho. Na música Coração de luto ele foi coautor, mas na época por razões desconhecidas ele não quis registrar a música. Tinha uma relação de amizade com outros vários artistas conhecidos, como o maestro Alfredo Custódio, a dupla Martinho e Alfredinho, Ivinho Stefani, José Mendes, entre outros.

Segundo João dos Santos, essa é uma justa homenagem que o Legislativo prestará a todos os profissionais da área.


Leia Também Semana Farroupilha: chama crioula chega a Ernestina Inaugurado o galpão crioulo da APAE em Passo Fundo Escolas municipais recebem delegações da Danzpare Brasil Passo Fundo está no embalo do Danzapare Brasil 2019