Expointer 2019 será aberta no próximo sábado

Compartilhe

Está se aproximando a 42ª edição da Expointer, a maior mostra agropecuária da América Latina, que ocorre em Esteio (RS). A abertura acontece no próximo sábado, dia 24, sendo que os animais começarão a ingressar no parque nesta segunda-feira, 19.

De 24 de agosto a 1º de setembro, os 141 hectares do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, irão receber mais de 400 atrações, incluindo o melhor da genética agropecuária, inovações em máquinas e implementos agrícolas e a diversidade da agricultura familiar e do cooperativismo gaúchos.

“A Expointer é o momento mais especial do ano, em que reunimos num único espaço, um pedaço de chão lá em Esteio, todo o valor e a potência do RS para nos lembrarmos, nesses nove dias, da força e do vigor da nossa economia, do talento e da capacidade do nosso povo. Não apenas na produção agrícola e na pecuária, mas na capacidade de inovação a partir das máquinas, implementos e tecnologia que é gerada aqui, levando a ganhos sucessivos de produtividade, e também espaço de apresentação da nossa cultura, que hoje foi aqui celebrada”, destacou o governador Eduardo Leite.

O setor agropecuário é responsável por cerca de 40% do PIB do RS, o que faz da Expointer referência para o país. A agricultura familiar terá a maior participação de sua história, com 316 espaços de comercialização.

O setor de bovinos leiteiros terá aumento de 17,6% no número de animais, passando de 334 em 2018 para 393 este ano. O total de inscrições de ovinos também cresceu: de 709 em 2018 para 782 animais em 2019. Além disso, o secretário salientou que o RS será um “grande palco de debates”, com especialistas e autoridades promovendo debates sobre temas como a extinção da necessidade de vacinação da febre aftosa, acordo Mercosul-União Europeia para a eliminação de tarifas para produtos agrícolas e a reforma tributária.


Leia Também Holding de Passo Fundo vence a licitação para plantação na fazenda da Brigada Militar Nitrato: especialista fala à Planalto News se existe temor de explosão em adubos Contas de luz da Coprel ficarão mais baratas Receita Federal de Passo Fundo apresenta relatório final da 1ª Fase da Operação DeclaraGrãos