Aprovado o projeto de controle populacional de cães e gatos em Passo Fundo

Compartilhe

A Sessão Plenária dessa segunda-feira (19) teve a apreciação dos vereadores de um Projeto de Lei, de autoria dos parlamentares Patric Cavalcanti e Rafael Colussi (DEM), que institui o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos no município. A proposição foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao Executivo.

A proposta tem como objetivo transformar o programa de governo “É o Bicho”, instituído pelo Executivo Municipal, em programa de estado, ou seja, um programa que deve ser mantido pelas próximas administrações. O programa de castração cirúrgica de cães e gatos tem como finalidade evitar a procriação descontrolada de animais, através da castração cirúrgica de animais e outras ações desenvolvidas pelo ente municipal.

O texto da proposta torna permanente o programa de controle populacional atuando principalmente nas áreas onde for constatado o maior número de animais domésticos, observando valores como a promoção à saúde, a preservação do meio ambiente e do bem-estar animal. O projeto ainda rege que a Coordenadoria do Bem-estar Animal deve implantar um sistema de informação padronizado, único e centralizado de registro e identificação de cães e gatos, visando efetivar as ações previstas.

O vereador Patric destacou que “o trabalho realizado pelas protetoras de animais em nossa cidade é muito importante e merece todo o reconhecimento, mas temos que ter bem claro que esta é uma função do Executivo e que precisa ter continuidade”.

Colussi acrescentou que “Esta é a única maneira de proteger a população de gatos e cachorros, principalmente os de rua que correm risco de contrair e transmitir doenças, vindo a se somar a uma gama de serviços na área de proteção aos animais”.

Para a vice-presidente da Ong Amigo Bicho, Juliana Bolzan, a aprovação da lei vai mudar a situação precária da política de bem-estar animal. "Vem ao encontro do trabalho realizado pelas quatro entidades protetoras regulamentadas e pelas diversas protetoras independentes que fazem o trabalho de resgate, castração e adoção de animais", finalizou.


Foto Ilustrativa: Olhar Animal

Foto: Comunicação Social / Câmara Municipal

Leia Também Vereadores pedem parceria do estado em prol da segurança pública Única senadora de Mato Grosso afirma que 'mulher não gosta de política' Vereadores aprovam criação do Programa Farmácia Solidária em Passo Fundo Alex Necker encaminha moção contra privatização dos Correios