Fundação Pró-Sementes celebra 20 anos com trabalho em Passo Fundo

Compartilhe
Está acontecendo em Passo Fundo, o Simpósio de Sementes. O evento é comemorativo aos 20 anos de criação da Fundação Pró-Sementes, entidade que atua na certificação de sementes em diversos estados brasileiros, além de realizar outros trabalhos, como estudos práticos de campo sobre o desempenho de cultivares de soja e trigo em cada região, chamado ensaios em rede. 
O simpósio é composto de palestras sobre diversos temas ligados à produção de sementes e o desenvolvimento da agricultura brasileira. Dentre os presentes está o primeiro diretor e fundador  Rui Rosinha, o presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM), José Américo Pierri Rodrigues, e o diretor da Aprosesc (associação dos Produtores de Sementes e Mudas de Santa Catarina), Valmir Pavese. Rodrigues, que veio de Brasília, enalteceu o trabalho da Fundação Pró-Sementes pela contribuição que tem dado a agricultura brasileira. Ele chamou a atenção para a necessidade de uso de semente certificada, de qualidade. "Para o Brasil ser competitivo na agricultura mundial, tem que investir em tecnologia e esses recursos vem dos royalties das sementes que são produzidas, além disso o uso de semente ilegal gera doença nas lavouras, problemas para o fisco e para a sociedade porque não paga impostos”, advertiu o presidente da ABRASEM. 
 Um dos palestrantes foi o consultor João Oliveira Junior, que veio de São Paulo. Ele falou sobre o ciclo do arado à agricultura 4.0. Lembrou que o arado foi criado há sete mil anos, inicialmente com madeira, depois com aço, e utilizado até pouco tempo. Agora, as coisas mudam a cada momento, portanto em época de agricultura 4.0 o produtor precisa estar amparado por pessoas qualificadas porque ele não consegue ter todas as informações necessárias ao mesmo tempo. O que antes estava na sala das pessoas, agora está nas mãos de startups, de pesquisadores como acontece na Fundação Pró-Sementes e seus parceiros, mas pode ser compartilhado, disse o palestrante. 
 A Fundação Pró-Sementes, que tem sede em Passo Fundo, é presidida por Hugo Boff e tem Alexandre Levien como diretor.

Leia Também Presidente do Paraguai é recebido na BSBIOS em Passo Fundo Deleite-se inspira produtoras da Cotrijal Fiscais agropecuários anunciam greve contra o pacote do governo gaúcho China autoriza mais seis frigoríficos gaúchos para exportação de carnes