Faleceu o padre Claudio Hass, da Sagrada Família

Compartilhe
Os Missionários da Sagrada Família, com pesar, comunicam o falecimento do padre Claudio Haas, de 81 anos de idade.

O falecimento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26, em função de complicações cardíacas.

O velório está sendo realizado no Lar de Nazaré e às 20h será celebrada a missa de corpo presente. O enterro vai ocorrer nesta terça-feira na cidade de Santo Ângelo, na região das Missões.

HISTÓRICO
Nasceu no dia 15 de Agosto de 1938 em Roque Gonzales-RS, então distrito de São Luiz Gonzaga-RS, contando hoje com 81 anos e 11 dias de vida. Filho de Antonio José Haas e Maria Eick Haas, tem oito irmãos dos quais dois já são falecidos e o mais velho é também padre, da ordem jesuíta. Foi batizado e crismado em Roque Gonzales, então Paróquia de Pirapó-RS.
Entrou na Escola Apostólica da Sagrada Família de Santo Ângelo-RS em 20 de fevereiro de 1950, onde fez os estudos ginasiais, vindo a concluir o 2º grau em Maravilha-SC. Seu Noviciado foi em Maravilha no ano de 1956, emitindo os primeiros votos em 11 de fevereiro de 1957; e os Votos Perpétuos em Passo Fundo-RS, em 11 de fevereiro de 1961. Cursou os estudos filosóficos no Escolasticado São José, terminando-os em 1962 - devido interrupção de dois anos para ser professor na Escola Apostólica, em Santo Ângelo.
Fez os estudos Teológicos também no Escolasticado São José (1963-1966), sendo ordenado Diácono no dia 10 de março 1966, por Dom Cláudio Colling, em Passo Fundo, onde também recebeu a Ordenação Presbiteral, no dia 29 de junho de 1966, também pelas mãos de Dom Cláudio.
Como Missionário da Sagrada Família, nos seus 53 anos de ministério, atuou em diversos postos de missão. Nos primeiros meses de sacerdote cooperou em Palmitos e Caibi, Santa Catarina. Atuou por 03 anos como Formador (Prefeito) dos Seminaristas menores e Vigário paroquial, em Santo Ângelo. Na sequencia, foi pároco da Paróquia Santa Lucia, de Anchieta-SC, durante 08
anos; Reitor do Educandário Nsa Sra de Fátima, em Maravilha, por 03 anos; Pároco da Paróquia Nsa Sra de Lourdes, de Cunha Porã-SC, durante 07 anos; Pároco da Paróquia Nsa Sra das Dores, em Rio Verde-GO, por 03 anos; Pároco na Paróquia de Manga-MG, por 03 anos; Pároco da Paróquia Nsa Sra da Conceição, em Romelandia-SC, durante 07 anos; Vigário paroquial na
Paróquia São Carlos Borromeu, de São Carlos-SC, por 05 anos; Vigário paroquial da Paróquia São Domingos, em Caibi-SC, durante 09 anos.
No início de 2015 passou a residir no Lar de Nazaré, em Passo Fundo. Daqui exercia o ministério auxiliando como Vigário paroquial da Paróquia Santa Terezinha, especialmente às Capelas Santa Isabel, Cristo Redentor e Nsa Sra da Salette e junto às Casas Geriátricas do território paroquial. Igualmente auxiliava, sempre que necessário, no atendimento espiritual às Capelanias das Irmãs Ursulinas, Franciscanas e Salvatorianas. No final do ano passado Pe. Claudio passou por tratamento oncológico com intensas aplicações radioterápicas o que fragilizou sua saúde, mas seguia celebrando nas Comunidades sempre que possível. Suas ultimas missas com o povo foram no Tríduo festivo da Comunidade Santa Isabel e na Comunidade Nsa Sra da Salette.

Leia Também Cáritas Arquidiocesana realiza assembleia em Carazinho Menos de um mês para a Romaria Arquidiocesana: reflexões e preparação Definidas atividades para Mês Missionário Extraordinário na Arquidiocese de Passo Fundo Inaugurado em Passo Fundo o Edifício Dom Ercílio