Estudantes Salvatorianos realizam Júri Simulado

Compartilhe

Onde no fim das contas começa o exercício da cidadania? Em quais espaços? Com qual idade? Na família? Na escola? No meio social? Muitos de nós nos fazemos as mesmas perguntas e talvez a resposta seja constituída de uma mescla de espaços e experiências.

Pensando em cidadania e experiências formativas, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Salvatoriano Bom Conselho desenvolveram o Projeto Interdisciplinar “Júri Simulado”. As atividades desenvolvidas visam envolver a compreensão de qual o nosso papel em meio à sociedade, compreende um entendimento de que somos por natureza seres políticos, que vivem em conjunto e são partes indissociáveis de um meio social. Deste modo, ao adentrar espaços como o de um júri o que se constrói é uma perspectiva humana, cidadã, moral e ética. Os valores Salvatorianos demonstram a importância da atuação nesse meio social, em quaisquer espaços, pois ser salvatoriano implica ser atuante em um mundo que precisa de ações pautadas pela ética, pelos valores e pelo bom discernimento. Ao percebermos o envolvimento de nossos estudantes, percebemos a grande valia de uma educação que se volta para valores humanos e sociais, os quais buscamos proporcionar diariamente. 

O Projeto foi desenvolvido em algumas etapas que ocorrem durante o ano letivo: Primeiramente o trabalho foi pautado nas diversas abordagens em sala de aula: formação humana, a argumentação, questões sociais e econômicas, valores éticos e morais, política.

Na sequência, os estudantes participaram como ouvintes de um Júri no Fórum da Comarca de Passo Fundo e nesta segunda-feira (26/08), apresentam o seu “Júri Simulado”.

BOX
Para julgarem a simulação apresentadas, contamos com a presença de importantes profissionais e representantes de entidades locais.
Sra. Renata Del Ré: Psicóloga Clínica infantil, adulto e família
Sr. Diego Romani- Assessor Jurídico da SEMCAS- Secretaria Municipal de Assistência Social.
Sr. Felipe Sgarbossa-  Advogado especialista na área Criminal
Sr. Volnei Fortuna: Formado em Filosofia- Coordenador da Pastoral do CSBC. 
Sra. Irmã Leonila Gubert - Formada em Pedagogia e Vice-diretora do CSBC


Créditos: Divulgação/Bom Conselho

Leia Também Matrículas da Rede Estadual para o ano de 2020 terminam no próximo domingo Educação municipal: lista com alunos designados já está disponível Escola Municipal Georgina Rosado recebe melhorias na estrutura Militarizar escolas públicas seria um ganho para a educação, ou desvirtuaria o verdadeiro papel dos educandários?