Estudantes Salvatorianos realizam Júri Simulado

Compartilhe

Onde no fim das contas começa o exercício da cidadania? Em quais espaços? Com qual idade? Na família? Na escola? No meio social? Muitos de nós nos fazemos as mesmas perguntas e talvez a resposta seja constituída de uma mescla de espaços e experiências.

Pensando em cidadania e experiências formativas, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Salvatoriano Bom Conselho desenvolveram o Projeto Interdisciplinar “Júri Simulado”. As atividades desenvolvidas visam envolver a compreensão de qual o nosso papel em meio à sociedade, compreende um entendimento de que somos por natureza seres políticos, que vivem em conjunto e são partes indissociáveis de um meio social. Deste modo, ao adentrar espaços como o de um júri o que se constrói é uma perspectiva humana, cidadã, moral e ética. Os valores Salvatorianos demonstram a importância da atuação nesse meio social, em quaisquer espaços, pois ser salvatoriano implica ser atuante em um mundo que precisa de ações pautadas pela ética, pelos valores e pelo bom discernimento. Ao percebermos o envolvimento de nossos estudantes, percebemos a grande valia de uma educação que se volta para valores humanos e sociais, os quais buscamos proporcionar diariamente. 

O Projeto foi desenvolvido em algumas etapas que ocorrem durante o ano letivo: Primeiramente o trabalho foi pautado nas diversas abordagens em sala de aula: formação humana, a argumentação, questões sociais e econômicas, valores éticos e morais, política.

Na sequência, os estudantes participaram como ouvintes de um Júri no Fórum da Comarca de Passo Fundo e nesta segunda-feira (26/08), apresentam o seu “Júri Simulado”.

BOX
Para julgarem a simulação apresentadas, contamos com a presença de importantes profissionais e representantes de entidades locais.
Sra. Renata Del Ré: Psicóloga Clínica infantil, adulto e família
Sr. Diego Romani- Assessor Jurídico da SEMCAS- Secretaria Municipal de Assistência Social.
Sr. Felipe Sgarbossa-  Advogado especialista na área Criminal
Sr. Volnei Fortuna: Formado em Filosofia- Coordenador da Pastoral do CSBC. 
Sra. Irmã Leonila Gubert - Formada em Pedagogia e Vice-diretora do CSBC


Créditos: Divulgação/Bom Conselho

Leia Também Trote Solidário da Anhanguera Passo Fundo faz doações para entidades assistenciais Alunos da Escola Zeferini Demétrio Costi integrados ao Projeto Brasil sem Frestas Publicado edital com regras de inscrição nas escolas municipais de Passo Fundo Na Planalto News, nova coordenadora da 7ª CRE fala sobre o cargo