UPF prepara nova edição da Semana do Conhecimento

Compartilhe
Em sua sexta edição, a Semana do Conhecimento visa fortalecer e consolidar espaços de troca de conhecimento e saberes, envolvendo diferentes sujeitos da comunidade interna e externa. Para isso, a programação, que inicia na próxima segunda-feira, dia 2 de setembro, contempla diferentes atividades. Entre elas, estão dois momentos que trazem o cinema e a literatura para dentro da Universidade. 

Na terça-feira, dia 3, às 19h20min, no Centro de Eventos, ocorre mais uma edição do projeto de extensão Literatura em Diálogo. Com o título “Aluno-protagonista: leitura, (anti)intelectualidade e (trans)formação em Fahrenheit 451, de Ray Bradbury”, a ação pretende unir as áreas de Literatura, Filosofia e Psicologia para contextualizar como o mundo distópico apresentado na obra é tão próximo do mundo real. Participam do encontro o vice-reitor de Graduação professor Dr. Edison Alencar Casagranda, o acadêmico Kaian Lago e o professor Me. Cláudio Joaquim Paiva Wagner, mediados pela professora Dra. Ivânia Campigotto Aquino. 

Já na quarta-feira, dia 4, também às 19h20min no Centro de Eventos, haverá um cine-fórum com o tema Diversidade, Cinema, Sociedade em Debate. O debate, organizado pelo projeto de extensão Ponto de Cinema, será feito por acadêmicos dos cursos de Fonoaudiologia, Serviço Social, Psicologia e Medicina, acompanhados do coordenador do projeto, Me. Fábio Rockenbach, e por profissionais da área da saúde. A mediação será das professoras Dra. Luciana Grolli Ardenghi e Dra. Cristina Fioreze, do projeto de extensão Diversidades: visibilidade e garantia de direitos. 

Universidade em transformação
A VI Semana do Conhecimento tem como tema a “Universidade em transformação: integralizando saberes e experiências”. Neste ano, além dos debates, a programação contempla rodas de conversa, painéis temáticos, apresentação de trabalhos e oficinas, que ocorrerão nos turnos da manhã, tarde e noite, em diferentes espaços da Instituição. 
A abertura está marcada para a noite do dia 2 de setembro, às 19h20min, no Centro de Eventos, Campus I, com o painel “Universidade em transformação: integralizando saberes e experiências”. Debaterão a temática a reitora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, Bruno Almeida (UPF) e Carmem Lúcia de Silva Helfer (Unisc). A mediação será de Marcos Antonio Leite Frandoloso (UPF).

Importante espaço de diálogo, de construção coletiva, de fortalecimento e compartilhamento de redes de saberes e de trocas de experiências, a Semana do Conhecimento acontece de 2 a 6 de setembro na Universidade de Passo Fundo (UPF). Interessados em participar na modalidade Ouvintes ainda podem se inscrever, de forma gratuita, acessando o site da Semana (upf.br/semanadoconhecimento). A programação completa também está disponível no site. 

Leia Também Matrículas da Rede Estadual para o ano de 2020 terminam no próximo domingo Educação municipal: lista com alunos designados já está disponível Escola Municipal Georgina Rosado recebe melhorias na estrutura Militarizar escolas públicas seria um ganho para a educação, ou desvirtuaria o verdadeiro papel dos educandários?