Dom Ricardo Hoepers faz a pregação em retiro dos padres da Arquidiocese de Passo Fundo

Compartilhe
Será concluído nesta quinta-feira, 29, o retiro dos padres da Arquidiocese de Passo Fundo, em Veranópolis, na Serra Gaúcha. Participa o arcebispo dom Rodolfo Weber.

As atividades tiveram início na última segunda-feira no Recanto Medianeira. 

A pregação para os participantes esteve a cargo do atual bispo de Rio Grande, dom Ricardo Hoepers. Natural de Curitiba (PR), o religioso está desde 2016 à frente daquela diocese do sul do estado do Rio Grande do Sul.

Dom Ricardo fez mestrado e doutorado em Bioética e Teologia Moral na Academia Alfonsiana, em Roma. Atuou como professor na Faculdade Vicentina. Na trajetória como padre, foi diretor da Faculdade de Filosofia da Arquidiocese de Curitiba (2002-2003), coordenador geral do clero (2005 a 2008), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultadores, além de assessor eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência, no regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É autor do livro “Teologia Moral no Brasil: um perfil histórico”.

O bispo disse que já sente gaúcho, de certa forma, pela excelente acolhida que teve no estado. 

O retiro em Veranópolis faz parte do calendário dos sacerdotes da Arquidiocese de Passo Fundo, com aprofundamento, troca de experiências e projeção das atividades nas comunidades.


Fotos: Padre Ladir Casagr


Leia Também Festa do Anjo da Guarda abre programação preparatória à Romaria de São Miguel Sinos das Igrejas batem pelo clima nesta sexta-feira Cáritas Arquidiocesana realiza assembleia em Carazinho Menos de um mês para a Romaria Arquidiocesana: reflexões e preparação