Planalto News presente na abertura oficial da Expointer 2019

Compartilhe

Nesta sexta-feira, 30, os melhores animais da 42ª Expointer desfilaram no Parque de Exposições Assis Brasil. Ao som da Fanfarra do Exército, dos cantores tradicionalistas Érlon Péricles, Joca Martins e da dupla César Oliveira e Rogério Melo, o tradicional desfile dos campeões ocorreu na pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã desta sexta-feira (30/8).

A cerimônia, que contou com a presença do governador Eduardo Leite, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e de outras autoridades e representantes de entidades promotoras, marcou a abertura oficial da feira – que começou no dia 24 de agosto e se encerra neste domingo (1/9).

Cerca de 130 animais, de diferentes raças de ovinos, bovinos de corte e de leite, zebuínos, equinos e aves, desfilaram pela pista central com suas rosetas e faixas de campeões. Todos passaram pelos julgamentos que começaram meses antes da feira, em etapas classificatórias que determinaram o melhor da genética de cada espécie.

Animais premiados participaram do desfile dos campeões - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, lembrou que o agronegócio é responsável por 40% do PIB do Estado. “Para que essa riqueza que hoje vimos na pista seja fortalecida, estamos trabalhando para desburocratizar os processos e deixar de atrapalhar quem quer empreender no Rio Grande do Sul”, afirmou.

Os dados mais recentes da feira indicam que houve mais de R$ 2,9 milhões em vendas no Pavilhão da Agricultura Familiar e cerca de 300 mil visitantes. “Ainda faltam três dias, e temos cada vez mais certeza de que superaremos a última edição”, projetou o secretário.


Cerca de 130 animais, de diferentes raças, desfilaram na pista central com suas rosetas e faixas de campeões - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Leite e Covatti quebraram o protocolo e presentearam a ministra com um kit churrasco, contendo uma faca e uma tábua, para agradecer pela presença e apoio ao agronegócio gaúcho. “Uma feira como essa me deixa muito feliz, porque é quando o campo pode mostrar o que faz. Se o povo tem comida barata no prato é por causa do trabalho dos nossos produtores. Os problemas setoriais serão resolvidos. Tenho respaldo do presidente Jair Bolsonaro para atender a nossa classe e peço que não esmoreçam, pois vamos conquistar um país melhor”, afirmou Tereza Cristina.

No total, o evento durou quase três horas, incluindo apresentações musicais, uma exibição do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda – Regimento Osório, desfile dos grandes campões com os respectivos cabanheiros e criadores e discursos do governador Leite, da ministra Tereza Cristina, do secretário Covatti Filho, do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, e dos presidentes das entidades parcerias: da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira; da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia; da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergilio Périus; do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers), Claudio Bier; e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva.


Em seu discurso, governador disse que esta edição da Expointer já é memorável pelo volume de negócios e pelo número de público - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A solenidade contemplou também a outorga da medalha Assis Brasil – condecoração instituída por decreto em 1973, que homenageia um dos mestres do ruralismo brasileiro e reconhece, todos os anos, profissionais que tenham se distinguido por serviços prestados aos setores da agricultura e da pecuária. Nesta edição da Expointer, receberam a medalha a jornalista Lizemara Prates, o economista Antônio da Luz e a engenheira Agrônoma Anna Luiza Sampaio Quinto de Cameli.



Texto: Assessoria Expointer

Foto: Planalto News

Leia Também Nitrato: especialista fala à Planalto News se existe temor de explosão em adubos Contas de luz da Coprel ficarão mais baratas Receita Federal de Passo Fundo apresenta relatório final da 1ª Fase da Operação DeclaraGrãos Dia 28 de julho: data para homenagear todos os agricultores