Eleitores poderão votar em cinco candidatos ao Conselho Tutelar

Compartilhe

Uma decisão judicial publicada recentemente alterou o procedimento das eleições para o conselho tutelar de Passo Fundo. Inicialmente cada eleitor poderia votar em apenas um candidato de acordo com a microrregião de seu domicílio eleitoral. Com a nova decisão, o cidadão poderá escolher cinco candidatos.

O presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Planalto Médio, Glauco Franco, explicou o que levou a essa encaminhamento. “A gente agilizou uma ação judicial pedindo que houvesse o direito do eleitor escolher um conselheiro em cada microrregião ou que ele pudesse escolher os seus cinco conselheiros. Também entramos, nessa mesma ação, com pedido que se liberasse todas as urnas de Passo Fundo”. Em eleições anteriores o eleitor tinha direito a dois votos e escolhia um candidato de cada lado da cidade.

Com relação aos locais de votação, a decisão judicial manteve o que já estava estabelecido pelo Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). “Tivemos parecer positivo em relação ao voto. A decisão judicial manteve apenas os cinco colégios eleitorais que o Comdica havia colocado, porém deferiu que cada eleitor, conforme a sua circunscrição, possa votar em cinco candidatos na sua microrregião”, destacou Glauco.

As eleições acontecem no dia 06 de outubro e terá como locais de votação as escolas Arco Verde, Cecy Leite Costa, Ernesto Tochetto, Fagundes do Reis e Protásio Alves.

Leia Também Servidor da Câmara recebe Prêmio Mérito em Administração Utilidade pública: alterações no trânsito devido aos desfiles de 20 de Setembro Feira Regional de Economia Solidária e Biodiversidade ocorre em outubro Recolhimento do lixo não será efetuado na sexta-feira