Votação da Consulta Popular começa nesta quarta-feira

Compartilhe

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro (quarta, quinta e sexta-feira) acontece em todo o estado a votação da Consulta Popular. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral nas cidades do estado do Rio Grande do Sul. Anualmente o governo do estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 regiões do estado, de acordo com critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Para 2019, serão destinados R$ 20 milhões, para serem divididos entre todas as regiões.

Por isso, é hora de votar nas prioridades. A participação da população é muito importante para que se alcance o coeficiente necessário para garantir o investimento das prioridades. “A Consulta Popular é uma importante ferramenta de participação direta da população na escolha da destinação dos recursos públicos, fortalecendo sobretudo a participação democrática e regional”, destaca o coordenador dos conselhos municipais, Roberto Ariotti.

A votação
Estão habilitados a votar os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, que podem votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação de sua região do Corede. Na votação online e nos pontos de votação, é necessário o número do título de eleitor. Caso não o tenha, o ambiente de votação na internet vai permitir pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As cédulas homologadas em cada Corede estão disponíveis para a população conhecer o Programa ou a Ação para votação. Acesse o site e digite o seu município: https://vota.rs.gov.br/ballot.

Como votar
- Pelo site da consulta popular: www.consultapopular.rs.gov.br (ter título de eleitor em mãos)
- Presencialmente: por um aplicativo disponibilizado a representantes do Corede da Produção e Comudes.

Cédula
Quem votar, deverá escolher apenas um dos temas a seguir:1

– Aquisição de insumos agrícolas para recuperar fertilidade do solo
2 – Qualificação da pastagem
3 – Melhoramento dos rebanhos

Leia Também Servidor da Câmara recebe Prêmio Mérito em Administração Utilidade pública: alterações no trânsito devido aos desfiles de 20 de Setembro Feira Regional de Economia Solidária e Biodiversidade ocorre em outubro Recolhimento do lixo não será efetuado na sexta-feira