Arquidiocese prepara comemoração do Dia Nacional da Juventude

Compartilhe
O Setor Juventude de nossa Arquidiocese de Passo Fundo, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2019: Fraternidade e Políticas Públicas, o 17º Plano Arquidiocesano, as Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 e o Mês Missionário Extraordinário (MME) proposto pelo Papa Francisco, realizando uma caminhada conjunta com as expressões juvenis de nossa Igreja Particular, retomamos uma caminhada conjunta desde 2013, dentre as diversas motivações que o Setor Juventude tem realizado ao longo desses anos.

Após vários encontros de preparação e reflexão, com as lideranças juvenis em suas mais diversas representações de nossa Arquidiocese, em sintonia com uma proposta de uma Igreja mais Sinodal, acontecerá o Dia Nacional da Juventude (DNJ 2019), com o tema: “Juventude: chamada a construir a Civilização do Amor – marcas, sonhos e sentido da vida”, a fim de celebrar uma caminhada conjunta dos grupos juvenis que representam as juventudes. O Dia Nacional da Juventude (DNJ) tem dois momentos: 1º a preparação em pequenos grupos e 2º um evento celebrativo. Os dois momentos necessitam de preparação. O DNJ é antes de tudo uma proposta de formação para os grupos de jovens. O foco principal é o aprofundamento do tema através de três encontros cuidadosamente preparados e organizados. É importante que este processo formativo aconteça ao longo do ano de 2019, para que no final do ano, normalmente entre os meses de outubro e novembro, haja a celebração em conjunto com os demais grupos.

O cronograma para os encontros de formação que antecedem o Dia Nacional da Juventude fica a critério de cada grupo de base (período entre Julho a Outubro). No segundo momento, o DNJ reúne as diferentes expressões de juventudes, em diferentes espaços, como Igreja, praças, escolas, universidades, ginásios de esportes, ruas etc. Este momento celebrativo pode ser um evento cultural e/ou artístico, mas é importante que ele remeta ao tema que os grupos trabalharam, e por sua vez, os participantes sejam motivados/as a participar.

 O Dia Nacional da Juventude de Passo Fundo acontecerá em 26 de Outubro de 2019, das 15h às 21h, no Centro de Eventos da UPF. O cronograma para o dia do evento segue: ? 15h - Acolhida e animação por parte dos grupos de jovens; ? 15h30min às 16h – Organização das Oficinas; ? 16h às 17h30min – Início das Oficinas (conforme sugerimos na Proposta que enviamos para os grupos trabalharem e realizarem, DNJ em pdf) ? 17h30min às 18h30min – Celebração com os testemunhos de jovens missionárias que fizeram sua experiência em Moçambique, na África; ? 18h30min às 19h – Intervalo e preparação para o Show do DJ; ? 19h às 21h – Show DJ Angelus. Pedimos aos caros padres das paróquias nas respectivas Áreas Pastorais, que possam motivar as nossas juventudes, os grupos de jovens de movimentos, pastorais e serviços, os tios, responsáveis, assim como os jovens que não estão ligados diretamente aos grupos, para celebrar juntos esse dia.

O DNJ está sendo preparado com muito carinho pelo Setor Juventude, com o suporte necessário para que a juventude possa passar esse momento com segurança, alimentação, oração, alegria, aproveitando cada momento de Celebração. Disponibilizamos um link com uma prévia inscrição ( http://bit.ly/2MMco6M )no site, facebook da Arquidiocese, a fim de organizarmos melhor essa festa. Os jovens também são convidados a realizar seu GESTO CONCRETO aos jovens e famílias pobres de nossa Arquidiocese, trazendo 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL, que será destinado à Cáritas Arquidiocesana.

Estão envolvidos na organização as seguintes pessoas: Pe. Élio Eilert, Pe. Joule Windson, Pe. Éberson Fontana, Pe. Adriano Pires; jovens: Marcos, Elise, Carleane, Cristina, Pedro, Estevan, Anderson, Kerolay, Eduardo Cavalheiro, Francisco, Lucas Bilhar, Ketlin, Lúcia, Micaela, Leonardo, Michel, Silvana, Sammara, Irmã Lenice, Irmã Ismara, Irmã Francisca, Mirte Santina, Luciano e Karen, Ir. Igor, Ir. Dino (Equipe do Setor Juventude, que representa os diversos movimentos, pastorais e serviços que acompanham as juventudes de nossa Arquidiocese de Passo Fundo - RS)

Leia Também Festa do Anjo da Guarda abre programação preparatória à Romaria de São Miguel Sinos das Igrejas batem pelo clima nesta sexta-feira Cáritas Arquidiocesana realiza assembleia em Carazinho Menos de um mês para a Romaria Arquidiocesana: reflexões e preparação