Rede Conecta UPF é apresentada oficialmente

Compartilhe

Promover a inovação tecnológica gerando valor para a sociedade, empresas e a Universidade. Essa é a missão da Rede Conecta UPF, que integra toda a estrutura de inovação da Universidade de Passo Fundo.  A apresentação do novo formato foi realizada nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, durante a programação da Semana do Conhecimento.

A partir da Rede Conecta UPF, o Parque Científico e Tecnológico, a incubadora de empresas, a Agência de Inovação e os laboratórios de múltiplo interesse de várias áreas passam a atuar de forma integrada, potencializando atividades como: proteção da propriedade intelectual, projetos de pesquisa colaborativa (UPF-Empresa), interação universidade-empresa, licenciamento de patentes, pré-incubação e incubação de empresas, atração e residência de empresas no Parque, análises laboratoriais, etc.

Presente no encontro, a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou que o lançamento foi realizado em um momento importante e significativo, quando ocorre a Semana do Conhecimento. Em sua fala, ela parabenizou a todos pela iniciativa, destacando o esforço pela criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), que permitiu uma nova visão sobre a ciência, a tecnologia e a inovação na região. 

Participaram do encontro membros CMCTI, além de gestores da Instituição, funcionários envolvidos com o projeto, o vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda, e o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva.

Ao final do encontro, os presentes foram convidados para conhecer a estrutura do UPF Parque e das empresas encubadas.

União de esforços pela inovação
De acordo com coordenador executivo da Rede Conecta UPF, Giezi Schneider, a Conecta surge para desenvolver a visão sistêmica e eliminar barreiras de acesso das pessoas à inovação e aos diferentes mecanismos/processos desenvolvidos por nós. 

Além disso, a Conecta transborda para as unidades acadêmicas, pois em cada uma delas haverá pessoas de referência auxiliando a disseminar o tema. Também, por ser um modelo integrado e orgânico, é possível realizar mudanças a qualquer tempo, incorporando novos projetos, setores, pessoas e iniciativa. “Todas essas estruturas foram integradas, as pessoas trabalharão juntas e não dedicadas exclusivamente a um tema ou setor. Fizemos um planejamento e criamos a Conecta UPF, cuja missão é promover a inovação tecnológica gerando valor para a sociedade, as empresas e a Universidade. Para dar conta disso, todos nós devemos nos dedicar aos seguintes eixos estratégicos:  transferência de tecnologia; interação universidade-empresa; fomento ao empreendedorismo inovador; fortalecimento da pesquisa e disseminação da cultura da inovação”, reiterou.


Texto: Assessoria UPF

Foto: Marcelo Albuquerque (Planalto News)

Leia Também Trote Solidário da Anhanguera Passo Fundo faz doações para entidades assistenciais Alunos da Escola Zeferini Demétrio Costi integrados ao Projeto Brasil sem Frestas Publicado edital com regras de inscrição nas escolas municipais de Passo Fundo Na Planalto News, nova coordenadora da 7ª CRE fala sobre o cargo