Novo aparelho vai possibilitar diagnóstico de cargas virais em até 2h

Compartilhe


Passo Fundo foi o primeiro município do país a receber o equipamento de Carga Viral Rápida para HIV e hepatite C. Encaminhado pelo Ministério da Saúde, o aparelho já está instalado no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo e deve entrar em operação no mês de outubro.

Com o novo equipamento será possível determinar a quantidade de ácido ribonucleico (RNA) nos casos de HIV e de HCV em tempo real, utilizando a metodologia de biologia molecular, possibilitando que o resultado seja conhecido em até 2 horas. O principal objetivo da utilização do aparelho é guiar o início do tratamento com medicamentos em novos pacientes, incluindo gestantes e crianças.

Para aprender a operar o novo equipamento os profissionais do SAE passaram por uma capacitação nos dias 28, 20 e 30 de agosto.

(Foto: Divulgação/PMPF)


Leia Também Prefeito anuncia abertura do CAIS Petrópolis até as 22h IMED promove ações de conscientização sobre a importância da doação de medula óssea Cirurgias bariátricas crescem 84,73% no Brasil Setembro Amarelo: professora da Psicologia da Anhanguera destaca a importância de cuidar da saúde mental