Salão do Automóvel de 1960

Postado por: Júlio César de Medeiro

Compartilhe

Aproximava-se o 1º Salão do Automóvel de São Paulo e a VW estava preocupada com a concorrência. A marca era relativamente nova no país e precisava fazer algo para se destacar e destacar seu principal produto, o Fusca, na época chamado apenas de VW Sedan 1200. Apresentaria também a Kombi, mas para ela apostava na diversidade de carrocerias como atrativo, tendo desenvolvido até uma versão “bar ambulante” para a ocasião.

No seu segmento a velha senhora, na época uma mocinha, não tinha concorrentes diretos e a preocupação da VW estava toda voltada para o Fusca, que concorria com carros da GM, Ford, Simca, DKW-Vemag, Renault Dauphine, FNM e Willys.

E o que fez a VW então para destacar seu besouro entre tantos carros? A opção lógica foi montar um Fusca anfíbio e o colocar para navegar, ao vivo, para o espanto das quase 450 mil pessoas que visitaram a feira.

O protótipo foi montado especialmente pela engenharia experimental da VW, sendo que o Sedan 1200 anfíbio de 1960 deveria demonstrar a capacidade do modelo de flutuar na água. Inclusive foi adaptada uma hélice na parte traseira, ligada diretamente na polia do virabrequim e ele navegou tranquilamente nas águas do Parque do Ibirapuera, onde foi realizada a exposição.

Aparentemente os alagamentos frequentes em São Paulo e o aumento do nível dos oceanos já eram preocupações presentes em 1960.

Leia Também Símbolos do Natal Seu Adolpho Sobre a educação Quando começar o trabalho?