RGE abre vagas de estágio em Passo Fundo

Compartilhe

Quando entrou na RGE pela primeira vez, em 2011, Bruno Niederauer Soares não imaginava como estaria oito anos depois. Natural de Santa Maria e, à época, estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ele passou a morar em Caxias do Sul no semestre final do curso. Foi no Centro de Operações Integrado (COI) da RGE que fez o seu estágio obrigatório.

Três cidades, três áreas diferentes e oito anos se passaram até Bruno, hoje com 31 anos, retornar a Santa Maria como Gerente de Operações de Campo Central da RGE. Ele passou de estagiário do COI, onde auxiliava em processos da operação e direcionamento das equipes, a gerente responsável por toda a operação em 34 cidades da Região Central do Estado, tendo 189 colaboradores sob a sua gestão. Neste meio tempo, ainda foi engenheiro da área de Gestão de Ativos, em Passo Fundo e Caxias do Sul, e Engenheiro Líder de Campo, em Erechim. Além disso, fez mestrado em Engenharia Elétrica na UFSM.

Bruno é um dos gerentes mais jovens da RGE e sua carreira na empresa mostra que há espaço para crescimento. Agora, o Grupo CPFL, do qual a RGE faz parte, está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2020. As vagas são para estudantes de ciências humanas e exatas em Caxias do Sul, Passo Fundo e São Leopoldo. O programa é direcionado para alunos matriculados no penúltimo ou último ano de graduação ou formação técnica em 2020. Os interessados devem se inscrever até 15 de setembro, no site www.cpfl.com.br/estagiocpfl

Cerca de 65% dos estagiários que ingressam nas empresas do Grupo CPFL são efetivados. As portas se abrem e uma vasta possibilidade de áreas de atuação se coloca para o jovem profissional. “Fico orgulhoso da trajetória que construí até aqui. A gente acaba vivenciando todas as possibilidades que a empresa possibilita de crescimento profissional. É um orgulho poder ter participado de diversas áreas e processos onde passei e saber que de todas elas eu trouxe contribuições que me levaram a poder crescer dentro da empresa”, destaca o gerente Bruno Niederauer Soares.

O Programa de Estágio da CPFL é realizado há mais de 15 anos. Entre 2018 e 2019, cerca de 300 jovens já ingressaram no programa. Os candidatos aprovados terão a chance de desenvolver suas trajetórias em um dos 20 maiores grupos empresariais do Brasil, com atuação em 12 estados e negócios nas áreas de geração, transmissão, distribuição, comercialização e serviços de valor agregado em energia.

“A companhia investe e valoriza talentos em formação e que possam agregar novas ideias. Um dos objetivos da CPFL Energia é selecionar e desenvolver pessoas que se destaquem e liderem as inúmeras áreas de atuação do grupo”, diz o diretor de Recursos Humanos da companhia, Rodrigo Ronzella. 

Seleção de candidatos

O processo seletivo é composto por uma prova online, seguida por uma dinâmica de grupo. O candidato ainda participa de um painel de negócios com os gestores, que analisam as competências e a aderência do perfil do estudante à vaga. O processo é finalizado com entrevistas individuais, realizadas pelos gestores da CPFL Energia. 

"O Grupo CPFL é uma empresa focada em desenvolver soluções de energia orientada para os clientes. Por isso, estimula que os estudantes exponham as suas ideias, interajam com as lideranças e desenvolvam competências valorizadas pelo mercado. Para o Grupo, o maior benefício é a oxigenação dos processos, uma vez que os estagiários nos ajudam a compreender este novo mundo em constante transformação", completa Ronzella.

Durante o estágio, a empresa estimula os novos profissionais para que criem projetos originais nas áreas em que atuaram ao longo do ano. Como parte do encerramento do programa, eles são convidados a apresentar propostas de soluções inovadoras para as principais lideranças da empresa. O objetivo é promover a Cultura da Inovação logo nos primeiros anos de carreiras dos jovens, além de ampliar a visibilidade dos estagiários dentro da companhia.

Pré-requisitos

Para participar do processo seletivo do Programa de Estágio 2020 da CPFL Energia, o estudante universitário ou técnico deve:

- Estar matriculado em um dos cursos listados abaixo;

- Estar no penúltimo e último ano da graduação ou do curso técnico em 2020;

- Ter disponibilidade para a jornada de trabalho de 18, 20, 24 ou 30 horas semanais.

 

Cursos de Ensino Superior

Cursos de Ensino Técnico

Administração

Eletrônica

Análise de Sistemas

Eletrotécnica

Arquitetura

Eletroeletrônica

Ciência da Computação

Mecatrônica

Comércio Exterior

Segurança do Trabalho

Contábeis

 

Direito

 

Economia

 

Engenharias (Ambiental, Controle e Automação Civil, Civil, Mecatrônica, Elétrica, Produção e Computação)

 

Estatística

 

Marketing

 

Psicologia

 

Publicidade e Propaganda

 

Relações Internacionais

 

 

Sobre a RGE

Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.  

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 106 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,7 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis (53,18%), maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.307 MW, no final de junho de 2019.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Leia Também Torcedor do Athletico que perdeu a mão após explosão de fogos de artifício passa por cirurgia Trabalhadores dos Correios encerram a greve Ciro Gomes: "Acho que Bolsonaro não chega ao fim do mandato" Estado recebe prazo para apresentar documentação das obras do novo presídio de Passo Fundo