Passo Fundo classifica projeto na Consulta Popular

Compartilhe

Este ano novamente a população de Passo Fundo se mobilizou e a cidade conseguiu se classificar para receber os recursos para Consulta Popular. A prioridade que recebeu o maior número de votos foi de aquisição de insumos agrícolas para recuperar fertilidade do solo.

Para o coordenador dos conselhos municipais, Roberto Ariotti, a participação da população foi fundamental: “a participação da comunidade na Consulta Popular é muito importante, pois ela é uma ferramenta que possibilita ao cidadão escolher de forma direta aonde quer que sejam aplicados aqueles recursos oriundos dos impostos. E este ano conseguimos classificar um projeto essencial para a agricultura familiar”, salienta.

A eleição das prioridades aconteceu entre os dias 4 e 6 de setembro e os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (13). Em todo o estado do Rio Grande do Sul foram escolhidos mais de 40 projetos com foco no desenvolvimento regional.

A Consulta Popular
Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da comunidade, que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico Idese).

Leia Também Passo Fundo é finalista do Prêmio Gestor Público pelo sexto ano consecutivo Autorizadas obras de pavimentação em 18 quadras do Bairro Jerônimo Coelho Direção de estabelecimento divulga nota sobre queda de fachada no Bairro Petrópolis Educação Ambiental: projeto da Prefeitura atinge marca de 7 mil alunos atendidos