Vereadores pedem parceria do estado em prol da segurança pública

Compartilhe

Na noite de sexta-feira (13) os vereadores se reuniram com o Governador em exercício e  Secretário Estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, durante o evento RS Seguro, no Clube Comercial de Passo Fundo. Durante o encontro, que abordou a regulamentação para parcerias público-privadas em projetos de segurança pública, os parlamentares encaminharam algumas demandas da Câmara Municipal. Elas foram elencadas a partir do trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar da Segurança Pública e apontam algumas necessidades de melhorias nesta área no município.

Entre as reivindicações, estão a reestruturação da Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), a retomada das obras do novo Presídio Regional de Passo Fundo e reforma do atual presídio, além do reaparelhamento dos órgãos de segurança, assim como a recomposição de efetivo. As demandas foram coletadas em reuniões de trabalho junto à Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

O documento assinado pelos 21 vereadores foi entregue pelo presidente da Frente Parlamentar, vereador Marcio Patussi (PDT), ao governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior. Patussi acredita que a presença de Ranolfo foi uma oportunidade para as lideranças de Passo Fundo solicitarem melhorias na segurança pública. "São pautas que a Câmara tem discutido há muito tempo, a Frente Parlamentar tem protagonizado também algumas conquistas em relação a isso e o ambiente e o momento são propícios. Um governo novo que está finalizando o seu primeiro ano com muita boa vontade de acertar nas ações da segurança pública e nós aproveitamos esse momento para reforçar nossas demandas", salientou.  

Na oportunidade, o presidente da Câmara, vereador Fernando Rigon (PSDB), colocou a Casa à disposição na união de esforços para defender bandeiras antigas da comunidade.  "A Câmara de Vereadores está sempre presente, sempre participando, assim como a sociedade também tem feito o seu papel apoiando, defendendo e elogiando a segurança de Passo Fundo pelo trabalho que faz. Esperamos que o governo do estado  faça a sua parte para que as bandeiras defendidas por Passo Fundo saiam do papel", afirmou.

Em relação ao documento entregue pelos vereadores, Ranolfo disse que "estamos trabalhando forte, junto com o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, com o objetivo de construir uma nova casa prisional na região, temos plena consciência de que o atual presídio não apresenta as menores condições, mas, por outro lado, com oito meses de governo nós não temos como mudar esta realidade, assim como a construção do presídio feminino, que é uma proposta antiga da região e nós também queremos dar segmento".

Estiveram presentes no evento também os vereadores Evandro Meirelles (PTB) e Luiz Miguel Scheis (PDT).


Créditos: Assessoria Câmara

Leia Também Confederação dos Municípios e Famurs pedem cancelamento das eleições de 2020 Comissão Especial do Legislativo acompanhará aplicação dos recursos das emendas impositivas Regina Duarte deixa Secretaria Especial de Cultura Aprovado projeto do deputado Giovani Cherini para reduzir desperdício de alimentos em mercados e restaurantes