Vereadores realizaram sessão no CTG Dom Luiz Felipe de Nadal

Compartilhe

Na tarde dessa segunda-feira (16), a Câmara de Vereadores de Passo Fundo realizou pela quinta edição consecutiva, uma Sessão Plenária em uma entidade tradicionalista. Desta vez, a sede foi o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Dom Luiz Felipe de Nadal. A definição do local da Sessão é definida pelo critério de idade cronológica.

A Câmara leva toda a estrutura para a entidade, onde é realizada uma Sessão Plenária Ordinária, com a presença dos 21 vereadores, mais servidores e equipe técnica. O Grande Expediente foi conduzido pelo vereador Leandro Rosso (Republicanos), que destacou a importância do Tradicionalismo para o Estado do Rio Grande do Sul, concedendo uma honraria ao grupo Cavaleiros do Planalto Médio. Além disso, houve a votação de um Projeto de Lei de autoria do Executivo.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Fernando Rigon (PSDB), a Sessão Plenária no CTG é realizada por meio de uma resolução entre a Casa e a 7ª Região Tradicionalista de Passo Fundo. “É importante trazer a Sessão para dentro do CTG porque assim aproximamos a comunidade do Legislativo e o público que está aqui pode conhecer o funcionamento da Câmara. Porque todas as pessoas que aqui estão possam se integrar ao Legislativo, além da homenagem à Semana Farroupilha. É a única Sessão feita fora do Parlamento e mostra a importância que nós vereadores damos ao Tradicionalismo e ao CTG”, afirmou.

Antes do início da sessão, a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, fez uso da palavra, e destacou a valorização do Poder Legislativo perante a comunidade tradicionalista. “Estamos em um momento impar, dentro dos Festejos Farroupilha e a Câmara de Vereadores é o único segmento que faz, durante esta atividade, a troca de lugar do seu espaço físico para uma entidade tradicionalista. É valorizando além das pessoas, de suas comunidades que estamos percorrendo nestas cinco edições nos nossos bairros, valorizando a cultura gaúcha”, concluiu.

O patrão do CTG Dom Luiz Felipe de Nadal, Juliano Salles, chamou atenção para a entidade que completa 48 anos de fundação. “É muito importante os vereadores se deslocarem do seu trabalho e estarem atuando, participando, frequentando as entidades para oferecerem seu apoio”, salientou.

Um dos momentos marcantes da tarde foi a homenagem ao Tradicionalismo, por ocasião do dia 20 de setembro. O músico passo-fundense Carlão e sua filha Matiele, apresentaram a música “Troféu de Motorista”. Eles são vencedores de diversos festivais e levam a cultura gaúcha e sertaneja pelos quatro cantos do estado. O Velho Milongueiro, um dos grandes compositores e cantores de música gaúcha do Rio Grande, também participou da homenagem interpretando a canção “Oração de Gaúcho”, com a qual ganharam dois discos de ouro.  

Ainda estiveram presentes na Sessão, representantes do Executivo, de entidades tradicionalistas e integrantes dos grupos do Departamento de Atenção à Terceira Idade (Dati), São Cristóvão I e II e Força da Juventude do Bairro Ricci.

Foto: Comunicação Social/Câmara Municipal

 

Leia Também Confederação dos Municípios e Famurs pedem cancelamento das eleições de 2020 Comissão Especial do Legislativo acompanhará aplicação dos recursos das emendas impositivas Regina Duarte deixa Secretaria Especial de Cultura Aprovado projeto do deputado Giovani Cherini para reduzir desperdício de alimentos em mercados e restaurantes