Vereadores realizaram sessão no CTG Dom Luiz Felipe de Nadal

Compartilhe

Na tarde dessa segunda-feira (16), a Câmara de Vereadores de Passo Fundo realizou pela quinta edição consecutiva, uma Sessão Plenária em uma entidade tradicionalista. Desta vez, a sede foi o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Dom Luiz Felipe de Nadal. A definição do local da Sessão é definida pelo critério de idade cronológica.

A Câmara leva toda a estrutura para a entidade, onde é realizada uma Sessão Plenária Ordinária, com a presença dos 21 vereadores, mais servidores e equipe técnica. O Grande Expediente foi conduzido pelo vereador Leandro Rosso (Republicanos), que destacou a importância do Tradicionalismo para o Estado do Rio Grande do Sul, concedendo uma honraria ao grupo Cavaleiros do Planalto Médio. Além disso, houve a votação de um Projeto de Lei de autoria do Executivo.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Fernando Rigon (PSDB), a Sessão Plenária no CTG é realizada por meio de uma resolução entre a Casa e a 7ª Região Tradicionalista de Passo Fundo. “É importante trazer a Sessão para dentro do CTG porque assim aproximamos a comunidade do Legislativo e o público que está aqui pode conhecer o funcionamento da Câmara. Porque todas as pessoas que aqui estão possam se integrar ao Legislativo, além da homenagem à Semana Farroupilha. É a única Sessão feita fora do Parlamento e mostra a importância que nós vereadores damos ao Tradicionalismo e ao CTG”, afirmou.

Antes do início da sessão, a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, fez uso da palavra, e destacou a valorização do Poder Legislativo perante a comunidade tradicionalista. “Estamos em um momento impar, dentro dos Festejos Farroupilha e a Câmara de Vereadores é o único segmento que faz, durante esta atividade, a troca de lugar do seu espaço físico para uma entidade tradicionalista. É valorizando além das pessoas, de suas comunidades que estamos percorrendo nestas cinco edições nos nossos bairros, valorizando a cultura gaúcha”, concluiu.

O patrão do CTG Dom Luiz Felipe de Nadal, Juliano Salles, chamou atenção para a entidade que completa 48 anos de fundação. “É muito importante os vereadores se deslocarem do seu trabalho e estarem atuando, participando, frequentando as entidades para oferecerem seu apoio”, salientou.

Um dos momentos marcantes da tarde foi a homenagem ao Tradicionalismo, por ocasião do dia 20 de setembro. O músico passo-fundense Carlão e sua filha Matiele, apresentaram a música “Troféu de Motorista”. Eles são vencedores de diversos festivais e levam a cultura gaúcha e sertaneja pelos quatro cantos do estado. O Velho Milongueiro, um dos grandes compositores e cantores de música gaúcha do Rio Grande, também participou da homenagem interpretando a canção “Oração de Gaúcho”, com a qual ganharam dois discos de ouro.  

Ainda estiveram presentes na Sessão, representantes do Executivo, de entidades tradicionalistas e integrantes dos grupos do Departamento de Atenção à Terceira Idade (Dati), São Cristóvão I e II e Força da Juventude do Bairro Ricci.

Foto: Comunicação Social/Câmara Municipal

 

Leia Também Sete projetos aprovados em sessão da Câmara de Passo Fundo Alex homenageia servidores da Saúde pelo atendimento qualificado em CAIS Vereador Daneli pede apoio da população à lei de doação de material de construção Collor é alvo de investigação da PF sobre lavagem de dinheiro