CTG Dom Luiz Felipe de Nadal homenageado em sessão da Câmara de Vereadores

Compartilhe

A Sessão Plenária dessa quarta-feira (18) teve o vereador Cláudio Rufa Soldá (PP) como orador do Grande Expediente. Ele usou o espaço para realizar uma homenagem ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Dom Luiz Felipe de Nadal, localizado no bairro São Cristóvão. A entidade, fundada há 48 anos, foi reconhecida por sua atuação nas áreas cultural e tradicionalista no município.

Rufa lembrou da importância dos Festejos Farroupilha como oportunidade de relembrar a história e valorizar as tradições gaúchas. Após essa menção, ele relatou um breve histórico do CTG enaltecendo a prioridade dos ideais tradicionalistas presentes no cotidiano da entidade desde o início de suas atividades.

O vereador salientou o papel da instituição junto à comunidade da região, onde além de integrar a população em torno da cultura rio-grandense, promove as tradições e costumes junto às crianças e adolescentes. Ele mencionou os cursos de dança e as invernadas como elementos que contribuem no processo de difundir esta cultura.

Antes de efetivar a homenagem ao CTG pela entrega da placa de Honra ao Mérito, Rufa citou alguns nomes de antigos patrões os quais considerou importantes para o fortalecimento da entidade e do tradicionalismo no município. Ele ainda reforçou sobre as funções social e educacional da instituição. “É muito bonito e gratificante ver todas aquelas crianças e jovens dançando e aprendendo a valorizar a cultura gaúcha, assim perpetuando a nossa tradição”, observou.

CTG Dom Luiz Felipe de Nadal

A entidade foi fundada em 07 de novembro de 1971 por um conjunto de tradicionalistas em busca de um local onde pudessem cultuar as tradições gaúchas, tendo como sede o endereço localizado na Rua Mato Castelhano, no bairro São Cristóvão, onde se situa até hoje. O primeiro patrão foi Laurindo de Souza e o atual patrão da instituição é Juliano Salles. O atual secretário do Interior do Município, Antônio Bortolotti, também ocupou o posto máximo da entidade.

O nome escolhido homenageou o bispo gaúcho, nascido em Guaporé em 1916 e falecido em 1963 nas proximidades de Passo Fundo, vítima de acidente aéreo. Dom Luiz Felipe de Nadal foi nomeado bispo em 1955 para a Diocese de Uruguaiana pelo Papa Pio XII e também se destacou pela atuação na radiodifusão, tendo colaborado na criação de programas de rádio em Porto Alegre e fundado a rádio São Miguel, em Uruguaiana.


Leia Também Sete projetos aprovados em sessão da Câmara de Passo Fundo Alex homenageia servidores da Saúde pelo atendimento qualificado em CAIS Vereador Daneli pede apoio da população à lei de doação de material de construção Collor é alvo de investigação da PF sobre lavagem de dinheiro