Começa a Operação Viagem Segura nas estradas gaúchas

Compartilhe

A operação Viagem Segura da Revolução Farroupilha mobiliza órgãos de trânsito e de segurança pública em todo o Rio Grande do Sul. Em função do feriado estadual, que cai nesta sexta-feira, o reforço de fiscalização se estende por quatro dias, até o fim do domingo. A meta é preservar vidas, com os agentes alertando condutores e coibindo comportamentos de risco.

De acordo com dados do Detran gaúcho, de 2007 e 2018, o feriadão de 20 de setembro teve uma média de 6,24 óbitos por dia. Isso corresponde a uma morte a cada 3 horas e 51 minutos, aproximadamente. No ano passado, ocorreram 20 acidentes com morte, que resultaram em 21 óbitos em cinco dias. O balanço leva em conta os que ocorreram nos 30 dias seguintes, em função de hospitalizações.

A análise da data nos últimos 12 anos revela que o pico de acidentalidade ocorreu em 2011, quando morreram 35 pessoas em cinco dias. A menor média histórica é de 2007 (três mortes/dia), e a maior, de 2014 (média de nove mortes/dia). De 2007 a 2018, 287 vidas foram perdidas em meio aos feriadões de Revolução Farroupilha.

Leia Também Corpo de foragido do Presídio de Passo Fundo é encontrado carbonizado em Fontoura Xavier Ladrão de cueca é preso em Passo Fundo BM encontra os últimos dois que pularam o muro do semiaberto em Passo Fundo Brigada Militar prende traficante com maconha dentro de pacote de bolacha