Ministro Onyx Lorenzoni concede entrevista exclusiva à Rádio Planalto News

Compartilhe

  Na manhã desta sexta-feira (20), o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni,  conversou ao vivo, durante 31 minutos, com o apresentador João Altair. Confira alguns apontamentos feitos pelo Chefe da Casa Civil do Palácio do Planalto:

--Planalto: O governo vai substituir o seu líder no Senado, senador Fernando Bezerra, depois da ação da Polícia Federal no gabinete ontem, acusado de receber R$ 5 milhões em propina na transposição do São Francisco, em Pernambuco,  quando foi ministro no governo Dilma?

--Onyx: Vamos tratar disso com muita tranquilidade, até porque essa denúncia é de cinco anos atrás, não foi no nosso governo. Vou conversar com ele final de semana. Está na fase de inquérito, não tem condenação ainda. Início da semana que vem o presidente Bolsonaro toma uma decisão.

--Planalto: A exemplo da lei de abuso de autoridade, que o governo teve que vetar boa parte, está chegando na mesa dos senhores, o projeto que flexibiliza as regras da prestação de contas da campanha, conforme o projeto aprovado, candidatos poderão até mesmo usar recursos do fundo partidário para pagar advogado, o que o governo vai fazer?

--Onyx: Nós vamos respeitar a decisão do Parlamento, mas o que comprometer a transparência na prestação de contas com dinheiro público, deverá ser vetado. Vamos tratar com muito equilíbrio essa matéria.

--Planalto: Ministro, foi conseguido aprovar a Reforma da Previdência,  algo difícil, mesmo sem trocar cargo de ministério por votos, foi protagonismo do governo ou do Congresso Nacional ?

--Onyx: Eu tenho que ri quando dizem que o governo não tem capacidade de articulação, o governo conseguiu aprovar tudo o que é bom para o país, reforma da previdência, lei da liberdade econômica, reforma administrativa, nem se poderia sonhar que conseguiria quase 380 votos na previdência, deveremos  ter entre 57 e 60 no Senado. A eleição do ano passado deu o recado das ruas, quem está fazendo isso, é o governo, o Congresso e o povo brasileiro que sai às ruas de verde e amarelo e está sabendo o que é preciso para mudar o Brasil. Deus ajudou  o mais improvável dos deputados federais, que em um ano se recuperou de uma facada e quatro cirurgias para ser o Presidente da República e mudar o Brasil.

Planalto: CPMF não será criada?

Onyx: Está morta, sepultada e coberta de terra salgada.

Planalto: Mas e o governo vai tirar dinheiro de onde? Está tendo que fazer contingenciamento. A Previdência mesmo que aprovada demora  para dar resposta no caixa, o próprio Exército está com o menor orçamento da história?

Onyx: Esse é um governo que trabalha com contenção de despesas, fazendo aquilo que as famílias fazem quando tem pouco dinheiro. Prefeituras e órgãos públicos, por exemplo, não precisam mais gastar bilhões de reais em publicações  de simples editais, apenas para cumprir formalidades, como sempre aconteceu, agora vão lá no site do governo e publicam de graça.

Leia Também Calor: temperaturas poderão ultrapassar os 40°C no RS CDL inicia a LiquidaPasso 2020 nesta quinta-feira Corsan implanta novo padrão para instalação de ligação de água Temporal provoca estragos em propriedades rurais no interior de Passo Fundo