Atleta da UPF participa de prova do Campeonato Sul-Americano de Ultra Distância

Compartilhe

O atleta da Universidade de Passo Fundo (UPF) Tiago Perez foi selecionado para participar do UB 515 - Campeonato Sul Americano de Ultra Distância. O evento, que será realizado de 24 a 26 de abril de 2020, em Ubatuba (SP), será constituído pelos seguintes percursos: dia 1º = 10 km natação + 145 km de ciclismo; dia 2 = 276 km de ciclismo; e dia 3 = 84,4 km de corrida.

Esse triathlon tem como característica o fato de que é realizado de maneira diferente dos demais, pois a prova se desenvolve durante três dias. No primeiro, os atletas nadam 10 km e pedalam 145 km; no segundo, pedalam 276 km; e, no terceiro, correm duas maratonas (84,4 km). Assim como no Mundial da distância, no Havaí, para participar, é preciso ser aceito pela organização, após prévia candidatura. O procedimento é o mesmo que acontece em outras provas com as distâncias ultraman realizadas pelo mundo, no qual a preferência é dada aos atletas mais experientes em ultradistâncias e que possuam já algumas competições da distância 226 km (3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida) no currículo.

Perez terá aproximadamente sete meses de preparação para o desafio, cujos principais valores são a superação, a simplicidade, a solidariedade, o companheirismo e a cortesia, representados pelas palavras havaianas aloha (amor), ohana (família) e kokua (solidariedade). “Venho gradativamente disputando algumas das competições mais difíceis do Brasil e do mundo nos últimos anos, sejam maratonas, ultramaratonas, provas de triathlon e montanhas. Chegou a hora de encarar a maior prova de triathlon do mundo. Serão meses de trabalho físico e psicológico, mas tenho certeza que em abril do ano que vem estarei na linha de largada do maior desafio de triathlon mundial, pronto para desempenhar e competir em alto nível em busca de um bom resultado”, comenta o atleta.

Fotos: Arquivo/UPF

Leia Também Portaluppi cumpre promessa e dá “carro” para jogador do Grêmio Coudet confirma saída do Racing Skatistas de Passo Fundo: "a meta é ter um atleta olímpico" Galvão Bueno sente mal-estar e passa por cateterismo