Atleta da UPF participa de prova do Campeonato Sul-Americano de Ultra Distância

Compartilhe

O atleta da Universidade de Passo Fundo (UPF) Tiago Perez foi selecionado para participar do UB 515 - Campeonato Sul Americano de Ultra Distância. O evento, que será realizado de 24 a 26 de abril de 2020, em Ubatuba (SP), será constituído pelos seguintes percursos: dia 1º = 10 km natação + 145 km de ciclismo; dia 2 = 276 km de ciclismo; e dia 3 = 84,4 km de corrida.

Esse triathlon tem como característica o fato de que é realizado de maneira diferente dos demais, pois a prova se desenvolve durante três dias. No primeiro, os atletas nadam 10 km e pedalam 145 km; no segundo, pedalam 276 km; e, no terceiro, correm duas maratonas (84,4 km). Assim como no Mundial da distância, no Havaí, para participar, é preciso ser aceito pela organização, após prévia candidatura. O procedimento é o mesmo que acontece em outras provas com as distâncias ultraman realizadas pelo mundo, no qual a preferência é dada aos atletas mais experientes em ultradistâncias e que possuam já algumas competições da distância 226 km (3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida) no currículo.

Perez terá aproximadamente sete meses de preparação para o desafio, cujos principais valores são a superação, a simplicidade, a solidariedade, o companheirismo e a cortesia, representados pelas palavras havaianas aloha (amor), ohana (família) e kokua (solidariedade). “Venho gradativamente disputando algumas das competições mais difíceis do Brasil e do mundo nos últimos anos, sejam maratonas, ultramaratonas, provas de triathlon e montanhas. Chegou a hora de encarar a maior prova de triathlon do mundo. Serão meses de trabalho físico e psicológico, mas tenho certeza que em abril do ano que vem estarei na linha de largada do maior desafio de triathlon mundial, pronto para desempenhar e competir em alto nível em busca de um bom resultado”, comenta o atleta.

Fotos: Arquivo/UPF

Leia Também Conselheiros do Passo Fundo Futsal garantem instalação de elevador do CACC Hospital de Clínicas recebe doação de mechas de cabelo para perucas às pacientes de Oncologia Quatro jogadores do Inter testam positivo para Covid-19 Em resposta ao governador, Grêmio decide treinar em Santa Catarina