Paróquia de Sarandi acolhe no domingo a missa em ação pelos 50 anos da Rádio Planalto

Compartilhe
Será celebrada no próximo domingo, 06 de outubro, a sétima missa em ação de graças pelos 50 anos da Rádio Planalto. A celebração vai ocorrer na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a matriz de Sarandi.

O início será às 9 horas, com transmissão pela Planalto News (92.1). São nove áreas a serem visitadas pela emissora. Em novembro, a celebração irá acontecer em Carazinho e a última em Tapera no mês de dezembro.

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes está com 90 anos de história e tem à frente o padre Miguel Longhi. A religiosidade do município surgiu em função da própria colonização de Sarandi: o padre Eugênio Medicheschi, da Congregação dos Padres Carlistas - mais conhecidos por Scalabrinianos - foi o primeiro condutor e assistente religioso da cidade que se constituía. Seu  principal objetivo era criar um ambiente de paz e tranquilidade entre os primeiros colonizadores. Seu trabalho não foi somente de promoção espiritual, mas, também, de ajudar no progresso.

Logo, em 1920, foi construída a primeira igreja e realizada a primeira missa - celebrada pelo padre Rafael Iop. Em 28 de dezembro de 1927, a então capela foi levada à categoria de paróquia e seu primeiro responsável oficial foi o padre Henrique Pretti. Mais tarde, em 1936, uma segunda igreja foi construida - projetada por Dante Mosconi. Até 1951, a paróquia Nossa Senhora de Lourdes fez parte da Diocese de Santa Maria e, com a criação da Diocese de Passo Fundo, passou a integrar esta região.

 



Leia Também Sínodo: apresentada a proposta de um rito amazônico É neste sábado o 5° Jantar das Famílias da Paróquia Santo Antônio Professor que integrou a primeira equipe da rádio fala na Planalto News sobre sua trajetória Dom Rodolfo Weber avalia participação dos devotos na Romaria de Nossa Senhora Aparecida