Coleurb completa 60 anos de história nesta sexta-feira

Compartilhe
A Coleurb, maior empresa de transporte público de Passo Fundo, completa 60 anos de história nesta sexta-feira. Fundada em 18 de outubro de 1959 por Eloy Pinheiro Machado, a Coleurb começou a operar com apenas dois ônibus, que faziam a linha Vera Cruz/São Cristovão. Hoje, a empresa conta com mais de 500 funcionários e 29 linhas disponíveis para a comunidade passo-fundense. Nos dias úteis, os 85 ônibus e os dois micro-ônibus da companhia realizam o deslocamento de cerca de 45 mil pessoas, isso sem contar as viagens comunitárias, uma das atividades de cunho social presentes desde a fundação da Coleurb, em que é feito o transporte gratuito para alunos da rede pública e entidades sociais. 

Em 1999, em homenagem ao fundador da Coleurb, o então prefeito Júlio César Canfield Teixeira sancionou e promulgou a Lei nº 3517/99, aprovada pelo Legislativo Municipal, que denominou o logradouro público localizado na Avenida Brasil, entre as ruas General Netto e Bento Gonçalves, como Largo Eloy Pinheiro Machado. Em 2007, a Coleurb adotou o local, conforme o Decreto nº 27/2007, tornando-se responsável por sua manutenção. Outra importante distinção recebida pela companhia foi o certificado de responsabilidade social, concedido em 2017 pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, por conta dos projetos voltados para o bem-estar social e para a preservação do meio ambiente. 

Desde 2017, a Coleurb também oferece aos usuários o aplicativo Meu Ônibus Coleurb. Pela plataforma, é possível saber, em tempo real, a previsão de chegada do ônibus e quais as linhas disponíveis em cada ponto de parada.

Leia Também Presidente da AMAC fala sobre agressão que sofreu após vídeo das vassouras Ônibus comunitários da Coleurb fizeram 256 viagens em 2019 Rede de Farmácias São João realiza o 4º Encontro de Parceiros Coleurb apresenta pedido de anulação do processo licitatório do transporte coletivo