Ministério da Cidadania lança o programa Município + Cidadão

Postado por: Marlon André Kamphorst

Compartilhe

O programa Município + Cidadão, visa incentivar a implementação de ações integradas nas áreas de Cultura, Desenvolvimento Social e Esporte. Entre as ações incentivadas estão jogos, festivais, shows, cursos profissionalizantes, atividades para idosos, promoção do desenvolvimento infantil, fomento da agricultura familiar e prevenção ao uso de drogas.

Com o objetivo de promover o fortalecimento dos municípios na área social, da cultura e do esporte; de beneficiar a população com a integração das políticas da Cidadania; de incentivar parcerias públicas e privadas para a implementação das políticas sociais, culturais e esportivas e de acreditar no potencial que as características regionais e particulares dos municípios brasileiros têm para impulsionar o desenvolvimento local o programa com desejo de atender os municípios pequenos e atingir diretamente o cidadão.

As condições para adesão ao Município + Cidadão, são a Adesão ao Programa Progredir, a Adesão ao Programa Criança Feliz, Realizar compras institucionais da agricultura familiar e firmar um compromisso para realização de diagnóstico acerca da situação dos dependentes químicos do município (número estimado, drogas mais presentes, quantidade de pessoas em tratamento).

O prazo de adesão ao Programa Município + Cidadão vai até 19 de janeiro de 2020. Para participar, a cidade precisa aderir ao Plano Progredir e ao Criança Feliz - caso seja elegível. Além disso, a prefeitura também deve fazer compras institucionais da agricultura familiar e firmar compromisso para a realização de um diagnóstico da situação de dependentes químicos em tratamento na cidade.

A participação no Município + Cidadão prevê premiações para as prefeituras que mais se destacarem no cumprimento de oito metas do programa.

Opinião da coluna: Os gestores municipais que possuem interesse em agregar serviços e atendimento na área social, e busca a excelência na gestão deverão buscar a adesão ao programa e preencher o formulário no site http://mds.gov.br/municipiomaiscidadao/.


Leia Também Escatologia Um defeito de cor! Sujeito descansado Meio ambiente: cuidados por ética ou por etiqueta?