Feira do Livro: conhecidos vencedores do Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo

Compartilhe

No domingo (3) os vencedores do Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo foram conhecidos em cerimônia da 33ª Feira do Livro. Os finalistas também participaram de uma sessão de autógrafos. A segunda edição do prêmio destina um prêmio de R$ 5.000 em cada uma das quatro categorias: conto, poesia, crônica e romance.

De acordo com o secretário de Cultura, Henrique Fonseca, os gêneros literários foram muito bem contemplados. “A produção literária de Passo Fundo mostra mais uma vez consistência com a alta qualidade das obras e seus autores. E a Prefeitura de Passo Fundo acompanha com interesse este despertar e avanços permanentes”, destaca.

O escrito Pablo Morenno, um dos vencedores, ressaltou o reconhecimento aos gestores públicos de Passo Fundo. “Acolheram a proposta dos escritores de cidade e apoiaram o projeto criando o Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo e foram incansáveis em mais uma Feira do Livro, superando individualismos para que o bem comum acontecesse”, ressalta.

A seleção das obras ficou sob a responsabilidade da coordenação das Jornadas Literárias: Fabiane Verardi Burlamaque, Miguel Rettenmaier e equipe que avaliaram os 21 inscritos ao prêmio. Todas as obras que passaram pelo processo de seleção, tiveram avaliados diversos critérios, tais como originalidade, técnica narrativa e desenvolvimento da ação, construção das personagens, estilo e estrutura e domínio do idioma e inventividade.

Romance
1º lugar: A Última Rosa do Verão, de Letícia Copatti Dogenski
2º lugar: Pássaros do Amanhecer, de Jorge Alberto Salton
3º lugar: O Segredo da Origem, de Rodrigo Docther

Poesia
1º lugar: Alfabeto Poético dos Nomes, de José Antônio Machado e Pablo Morenno – ilustrações de Simone Matias
2º lugar: Muitas Cinzas, de Aleixo da Rosa
3º lugar: Horizontes, de Moacir Luís Araldi

Conto
1º lugar: Três Finais de um Jacaré, de Christian David – ilustrações de Laura Castilhos
2º lugar: Histórias de Não Era Uma Vez, de Maria Luiza Puglia – ilustrações de Martina Schreiner
3º lugar: As Aventuras de Martina, de Felipe Shen

Crônica
1º lugar: A Cerimônia da Lamparina, de Agostinho Both
2º lugar: Caminhando, de Welci Nascimento
3º lugar: Tecendo Palavras Expressando Sentimentos, de Vilma Confortin Scherer


(Foto: Divulgação)

Leia Também Poeta de Sertão foi classificado no concurso nacional Sarau Brasil 2019 Feira do Livro já recebeu 14 mil pessoas e vendeu mais de 2,4 mil livros Planalto News na 33ª Feira do Livro de Passo Fundo Primeiro espetáculo da Cantata Natalina acontece em 23 de novembro