Novembro Roxo: o alerta para a Prematuridade

Compartilhe

Para sensibilizar a população sobre a causa da Prematuridade, neste mês de Novembro, entendidas e profissionais levantam a bandeira da cor roxa, atentando para a necessidade de centros especializados para o cuidado e políticas públicas para os prematuros e famílias.

            No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, todos os setores envolvidos com o cuidado aos prematuros apoiam e divulgam esta campanha. Neste mês, diversas atividades foram preparadas para as famílias com prematuros internados e também para a comunidade.

Nesta quarta-feira, 06 de novembro, a programação contou com uma conversa da Neonatologista Dra. Cristiane Cassanelo com as mães e pais dos bebês em tratamento. Na palestra, a especialista abordou as principais dúvidas dos pais em relação a prematuridade, entre temas como, amamentação pós-alta hospitalar, cuidados com o prematuro em casa, mitos e verdades, entre outros. A equipe também preparou um lanche especial para as famílias.

Mateada da Prematuridade

No domingo, 10, a programação também é voltada para a comunidade. A Mateada da Prematuridade é um evento promovido pelo Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro do HSVP, tem o objetivo de atentar para o fato de que, apesar do elevado número de nascimentos prematuros e os riscos neles envolvidos, é possível prevenir o parto prematuro e suas consequências para a saúde do bebê. A Associação Brasileira de Pais e Familiares de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) apoia o evento.

A causa é lembrada no mundo todo através da cor roxa, especialmente no dia 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade. Por isso, a equipe do hospital, convida a comunidade para participar na Mateada, na Praça Tamandaré, que inicia às 15h. A Erva Mate Cristalina apoia o evento e disponibilizará erva e água quente para os participantes.

Foto: Pais e mães participaram de conversa com a médica neonatologista (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Carline Silvestro)

--

Leia Também Passo Fundo recebe simpósio gaúcho de alergia pediátrica Hospital Municipal realiza processo seletivo para farmacêutico bioquímico e técnico em radiologia Novembro Laranja: conheça a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido Começa hoje a segunda fase da vacinação contra o sarampo