Itepa Faculdades e área pastoral concluem mais um curso de extensão

Compartilhe

No dia 8 de novembro, após trinta e dois encontros, aconteceu a celebração de encerramento da Escola de Iniciação à Vida Cristã, promovida em parceria entre a área pastoral de Passo Fundo e a Faculdade de Teologia e Ciência Humanas – Itepa Faculdades. Mais do que um curso, este projeto visou a reflexão, a vivência e o agir mistagógico entorno do processo de iniciação cristã.

Além disso, extensão tinha por objetivo ser um apoio aos padres e coordenações paroquiais de catequese na consolidação do processo de iniciação cristã, propondo-se em desempenhar a função de laboratório, onde os padres e catequistas pudessem aprender e celebrar e depois retornar às suas comunidades fortalecidos para dar continuidade ao processo. Neste espírito, não só os encontros, mas desde a sistematização e construção do projeto pedagógico do curso até a sua aplicação e vivência serviram como aprendizado e experiência para aperfeiçoar o agir catecumenal.

No último encontro, durante a avaliação, a turma ressaltou a necessidade de aprofundar e estudar ainda mais sobre o itinerário catequético, pois atualmente a fé não é mais transmitida de forma automática de uma geração para outra. É preciso que a catequese seja um verdadeiro encontro com Jesus Cristo e, para isto, os catequistas precisam ter feito o seu encontro com o Senhor e estarem convictos daquilo que estão transmitindo. A catequese depende mais do testemunho e da vivência dos seus agentes do que do discurso. Concluindo esta primeira turma de extensão voltada especificamente à Iniciação à Vida Cristã, percebe-se a necessidade contínua de aprofundar este assunto, por meio de novos espaços de formação.

Após a avaliação, aconteceu a celebração eucarística, com a entrega dos certificados, seguido por um momento de partilha do alimento e confraternização.


Créditos: Divulgação
  

Leia Também Campanha para a Evangelização 2019: na perspectiva do cuidado! Emoção e gratidão na despedida do padre Edson Priamo Faleceu o padre Edson Priamo, de Ibiaçá Domingo de homenagens para a padroeira Nossa Senhora da Conceição