Novembro Azul alerta para câncer de próstata em cães e gatos

Compartilhe

No Comando Popular desta terça-feira (12), Patric Cavalcanti conversou com a professora da IMED, da Clínica de Pequenos Animais, Juliana Sebben.

O assunto em pauta durante a conversa foi o câncer de próstata em animais, prostatite, e a campanha de prevenção, Novembro Azul.

Assim como os homens, cães do sexo masculino também possuem a glândula sexual conhecida como próstata. Localizada abaixo da bexiga, ela é responsável pela produção de um líquido que serve para proteger os espermatozoides.

câncer de próstata ocorre quando há o surgimento e a multiplicação de células cancerígenas na região, causando o inchaço dessa glândula e o comprometimento da saúde do pet.

Embora seja menos frequente em cachorros do que em seres humanos, o câncer de próstata é ainda mais fatal para os pets quando diagnosticado tardiamente.

Alguns dos principais sintomas são: dificuldade para urinar, gotejamento de sangue pelo pênis; dificuldade ao defecar e/ou com fezes em formato de fita; espasmos musculares (ao tentar urinar).

Para prevenir, além de fazer o acompanhamento no veterinário, a principal forma é, sem dúvidas, a castração.

(Com algumas informações do Portal Petz)


Ouça a entrevista:


  • Novembro Azul - Animais

Leia Também HSVP: Emergência atinge sua capacidade máxima Dezembro Laranja: medidas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele Inscrições para o Curso Técnico de Enfermagem do HSVP vão até o dia 13 Ação de prevenção de Câncer de Pele realiza mais de 300 atendimentos