Alunos fazem releitura corporal de obras de arte

Compartilhe
Uma atividade inusitada e bastante criativa foi desenvolvida pelos alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Urbano Ribas. Junto com a professora de Artes, Clarisse Giacobbo, eles fizeram releituras de obras de arte que eles mesmos escolheram.

“A proposta foi trabalhada com alunos no mês de outubro. Propus para eles que fizessem uma pesquisa sobre performance, escolhessem uma obra de arte, que não necessariamente uma pintura, e fizessem uma ficha descritiva sobre a obra escolhida”, explica a professora. O trabalho envolveu ainda fotografia e vídeo. “A partir da fotografia eles deveriam criar uma performance se inspirando, fazendo a releitura com o próprio corpo e foi o que aconteceu. Foi todo um processo durante um mês”, destaca.

Uma das obras escolhidas foi o famoso quadro da Santa Ceia, onde um grupo de alunos representou cada um dos personagens da obra. E a outra foi do filme O Mágico de OZ. Em ambas as releituras, os alunos tiveram que escolher uma música que se apresentasse de acordo com a proposta do tema e da obra escolhida, tentando “contextualizar essa música e fazer a edição, que foi o trabalho maior de organizar toda a filmagem, fotografia e depois editar em forma de vídeo todo trabalho”, salienta Clarisse.

O resultado desse trabalho pode ser conhecido no Facebook da Prefeitura de Passo Fundo.

(Fotos: Divulgação/PMPF)

Leia Também Inaugurada a Escola de Ensino Fundamental Adolfo Camargo no Bairro Santa Marta Sociológo francês Philippe Steiner palestrará na IMED nesta terça-feira Estudantes Salvatorianos lançam o livro “Memórias, Histórias e Narrativas” UPF oferece curso de operação de drones