Saúde em Debate: dormir bem pode influenciar no processo de emagrecimento

Compartilhe

No quadro Saúde em Debate desta quarta-feira (13), o comunicador Patric Cavalcanti recebeu o pneumologista e médico do sono, dr. Tiago Teixeira Simon. O especialista falou sobre a importância do sono para a saúde.

Atualmente, em função dos avanços tecnológicos, modo de viver, etc., o tempo de sono está mais limitado. O ser humano dorme até duas horas a menos que há 100 anos atrás.

O tempo médio de sono depende da idade da pessoa, disse Tiago. Não existe um número geral. Um recém-nascido precisaria dormir de 14 a 16 horas por dia. Para o adulto, a média recomendada é de 7 a 9 horas. Já um idoso, precisaria dormir em média 7 horas por noite.

“A nossa preocupação crescente é com o adolescente, que precisaria dormir até 10 horas, mas só metade chega a dormir isso’’ disse o especialista.

Dormir até 30 minutos logo após o almoço é saudável. Já dormidas mais prolongadas e depois das 15 horas podem se tornar prejudiciais.

Uma boa noite de sono também pode ajudar a manter bons resultados em um processo de emagrecimento. Já uma pessoa que dorme pouco passa por mudanças no organismo que o tornam mais suscetível a doenças.

Ouça a entrevista:

  • Saúde em Debate - BLOCO 1
  • Saúde em Debate - BLOCO 2

Leia Também Dezembro Laranja: medidas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele Inscrições para o Curso Técnico de Enfermagem do HSVP vão até o dia 13 Ação de prevenção de Câncer de Pele realiza mais de 300 atendimentos Prefeitura de Passo Fundo chama concursados na área de saúde