PCdoB reforça participação das mulheres na política e elege nova diretoria

Compartilhe

Eliana Bortolon estará à frente do diretório municipal dos comunistas pelos próximos dois anos. É a segunda vez que o Partido escolhe uma mulher para presidir a legenda em Passo Fundo

“Eu não sei em que momento da minha vida estou, mas tenho certeza de que a luta que precisamos travar é maior do que tudo. Aceito o desafio de assumir o Partido e pretendo construir com o coletivo”, disse Eliana Bortolon, a segunda mulher a ser eleita presidenta do PCdoB em Passo Fundo. A escolha da nova direção da legenda ocorreu na noite desta quarta-feira (20), na sede do diretório municipal, durante a Conferência do Partido.

Eliana assume a presidência dos comunistas no município para os próximos dois anos diante de um cenário de agravamento da crise política e econômica em todo o país. As vésperas de um processo eleitoral, o PCdoB em Passo Fundo tem buscado construir um programa plural e pluripartidário de resistência e enfrentamento ao avanço do desmonte das políticas públicas feitas pelo governo de Jair Bolsonaro e que irão impactar diretamente no município. “São muitas as batalhas que iremos enfrentar, mas acredito que a defesa da democracia é o eixo principal da unidade. Sem democracia, sem liberdade para ocuparmos os espaços públicos e apresentar alternativas ao que está posto, dificilmente conseguiremos garantir a soberania nacional e os direitos do nosso povo”, argumentou ela.

Eleita por aclamação, Eliana disse ainda que as mulheres precisam estar em todos os espaços sociais, mostrando que não haverá transformação social sem a força e a resistência de seus movimentos organizados. “Somos a grande maioria do eleitorado, exercemos triplas jornadas e ainda ganhamos menos do que os homens. Precisamos lutar por políticas públicas de equidade enquanto cuidamos dos nossos lares e das nossas famílias. Acredito muito que o desafio de assumir a presidência do meu Partido é uma oportunidade de mostrar o quanto as mulheres podem contribuir com a mudança da sociedade”, complementou.


Eleições 2020

Durante a Conferência, o presidente estadual do PCdoB, o ex-vice-prefeito e ex-deputado Estadual, Juliano Roso, fez uma análise de conjuntura sobre o panorama político brasileiro, defendendo a ampliação do Partido em todo o país, inclusive nas maiores cidades do Rio Grande do Sul. “Nós temos um programa para o enfrentamento da violência, para melhorar a educação pública, a saúde e o desenvolvimento das cidades. Precisamos apresentar isso para a população, mostrar que estamos verdadeiramente ao lado do nosso povo”, declarou Juliano, afirmando que é preciso construir candidaturas que representem este projeto.

Finalizando sua gestão como presidente do diretório, Rubens Astolfi, agradeceu o empenho e o trabalho dos militantes do PCdoB no município. “Nós contribuímos muito com o desenvolvimento de Passo Fundo. Nos dois governos do prefeito Luciano Azevedo deixamos a marca dos comunistas na gestão, melhorando a cidade em todos os aspectos”, ponderou Astolfi, que irá permanecer na direção do Partido como vice-presidente. “Sigo na função para continuar ajudando a fortalecer a legenda, construindo uma nominata completa de vereadores para o próximo pleito e colocando o PCdoB em uma posição de destaque no município”.

Ao encerrar a Conferência, Juliano falou que o PCdoB em Passo Fundo amadureceu politicamente nos últimos anos, ampliando os espaços de atuação e garantindo a maior participação das mulheres em toda a estrutura partidária. “Mas, precisamos ir além. Temos que voltar a nossa luta para os bairros e comunidades, trazer os movimentos sociais, construir projetos coletivos e fazer do PCdoB um espaço de mobilização permanente. O nosso desafio é ir para as eleições do próximo ano com metade da nossa nominata de candidaturas ao Legislativo composta por mulheres. É inaceitável que Passo Fundo não tenha uma mulher como vereadora. Vamos conquistar esse espaço”, finalizou ele.

 

(( Foto: Cristian Puhl ))

FOTO: PCDOB2

Eliana Bortolon foi escolhida pelo diretório municipal para presidir o PCdoB em Passo Fundo durante os próximos dois anos

Leia Também Senador Heinze é lançado pré-candidato a governador Bolsonaro confirma presença em motociata de São Paulo e Doria promete multá-lo se estiver sem máscara Morre, em Brasília, o ex-vice-presidente da República, Marco Maciel Ex-ministro Osmar Terra será chamado a depor na CPI da Covid