Passo Fundo Shopping e HSVP promovem Check-in da Saúde neste sábado

Compartilhe

Em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização mundial da saúde masculina, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Passo Fundo Shopping e Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) promovem neste sábado, 23 de novembro, o Check-in da Saúde, das 14h ás 20h, no espaço ao lado a porta de entrada do shopping pela Av. Presidente Vargas. A comunidade terá à disposição uma Feira de Saúde e orientações com professores e alunos da Escola de Educação Profissional São Vicente, que realizarão Teste Glicemia, Verificação de Pressão Arterial e Cálculo do IMC, com orientações nutricionais, exames fundamentais para monitorar a saúde.

No Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Sinais e sintomas:

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Porém, em estágio avançado os sinais são:

- Dificuldade para começar a urinar

- Aumento da frequência das micções

-Presença de sangue na urina

-Dor ao urinar

Fatores de risco

-  A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos;

  - Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos;

-Fatores hormonais e ambientais;

-Sedentarismo;

-Obesidade;

- Hábitos alimentares

Diagnóstico

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.

A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença.

 No caso do câncer de próstata, esses exames são:

- O toque retal

-Exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Recomenda-se realizar esses exames a partir dos 50 anos em pacientes que não tenham histórico familiar da doença, ou a partir dos 45 anos para quem possui histórico familiar da doença.

Leia Também Dezembro Laranja: medidas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele Inscrições para o Curso Técnico de Enfermagem do HSVP vão até o dia 13 Ação de prevenção de Câncer de Pele realiza mais de 300 atendimentos Prefeitura de Passo Fundo chama concursados na área de saúde