IV Encontro Regional de Comunicação: "Somos membros uns dos outros"

Compartilhe

IV Encontro de Comunicação do Regional Sul 3 – CNBB, que neste ano acontece juntamente ao IV EDICOM – Encontro Diocesano de Comunicação da Diocese de Cruz Alta, será realizado no dia 23 de novembro de 2019, no Centro Diocesano de Formação Pastoral de Cruz Alta/RS. O evento, que tem como tema, "Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana" vai fazer  referência à mensagem do Papa Francisco pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2019 e é destinado a todos os agentes da Pastoral da Comunicação - PASCOM do Rio Grande do Sul, bem como agentes e lideranças que atuam na comunicação das pastorais e movimentos nas paróquias e Arqui/Dioceses.

O bispo referencial para a Pastoral da Comunicação no RS, Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, bispo da Diocese de Montenegro, destaca a importância do encontro e da reflexão acerca da comunicação. "Encontrar-se é a meta de toda comunicação! Com alegria teremos a oportunidade de nos encontrar como Pascom do Rio Grande do Sul no dia 23 de novembro, em Cruz Alta. Vamos mobilizar, nos organizarmos para este importante encontro. Cada encontro é um Pentecostes na nossa caminhada eclesial! É também uma troca de experiências e de fortalecimento de nossa pastoral à serviço da comunicação e anúncio do Evangelho. Contamos com a presença de todas as Dioceses. Deus vos abençoe!”.  

Programação

Pela manhã, assessorando o tema do evento estará o jornalista, tradutor e consultor em comunicação, Moisés Sbardelotto. Durante a tarde serão realizadas oficinas práticas que possibilitarão aos participantes aprimorar seus conhecimentos nas áreas: Rádio com Melissa Maciel (Diocese de Osório), Fotografia com Fernanda Silva (Arquidiocese de Passo Fundo), Design com Nelson Pereira (Arquidiocese de Porto Alegre) e Criatividade com Marcia Almeida (Diocese de Cruz Alta).

O início está previsto para as 8h30min, encerrando às 16h, com missa e envio dos comunicadores. 

 

II Prêmio “Eu faço a diferença”
O Encontro também contará com a realização do II Prêmio “Eu faço a diferença”, que visa promover as boas práticas de comunicação da Pastoral da Comunicação ou de outras áreas pastorais a serviço da Igreja. Para participar o interessado deve inscrever o seu trabalho nas seguintes categorias: fotografiareportagem impressa e/ou digital, artigos e/ou crônicas, informativo paroquial e/ou diocesano, redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e audiovisual.

De acordo com a coordenadora da Pascom Regional Sul 3 – CNBB, Greice Pozzatto, neste ano o Prêmio será aberto a todos os comunicadores ligados à paróquias e comunidades de todo o Regional e tem como objetivo promover e incentivar iniciativas que deram certo e que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja.

Para concorrer ao II Prêmio “Eu faço a diferença”, enviar e-mail até o dia 15 de novembro, com o material (em pdf, Jpeg, word ou vídeos) para diocese@diocesecruzalta.com.br, especificando a categoria e a descrição do trabalho concorrente. No assunto do e-mail escrever: II Prêmio “Eu faço a diferença”.

 

Leia Também Campanha para a Evangelização 2019: na perspectiva do cuidado! Emoção e gratidão na despedida do padre Edson Priamo Faleceu o padre Edson Priamo, de Ibiaçá Domingo de homenagens para a padroeira Nossa Senhora da Conceição